Voltar para a tela anterior.

Acolhida a mudança no nome da comenda que homenageia tradicionalistas gaúchos

A proposta de autoria dos vereadores Edio Elói Frizzo/PSB (licenciado) e Ricardo Daneluz/PDT altera a


Os vereadores caxienses aprovaram, nesta terça-feira (11/09), uma mudança no nome da comenda que homenageia tradicionalistas gaúchos. A proposta, que altera a "Medalha Honeyde Bertussi" para "Medalha Irmãos Bertussi", recebeu o voto unânime do plenário e, para entrar em vigor, precisa agora apenas da promulgação do presidente da Casa, vereador Alberto Meneguzzi/PSB.

O projeto de decreto legislativo (PDL 23/2017) que estabelece essa modificação e contém substitutivo é de autoria dos parlamentares Edio Elói Frizzo/PSB (que está licenciado) e Ricardo Daneluz/PDT. No caso do substitutivo, que foi aprovado, só faz um ajuste em relação à periodicidade da entrega da premiação.

Se for promulgado, o PDL vai alterar dispositivos do decreto legislativo nº 72/A, de 19 de novembro de 1998, que institui a homenagem e que já foi modificado pelos decretos legislativos nº 187/A, de 13 de setembro de 2006, e 271/A, de 17 de agosto de 2011. Essa homenagem é outorgada a cada dois anos pela Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Conforme escrevem Frizzo e Daneluz na justificativa da proposta, o intuito da alteração é valorizar ainda mais a história dos irmãos Honeyde e Adelar Bertussi, que por suas trajetórias hoje são referenciados como símbolos do tradicionalismo gaúcho.

“Os Irmãos Bertussi alcançaram sucesso em todo o Rio Grande do Sul e, até fora do Estado, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Oriundos da localidade de Criúva, onde tiveram vivência campeira, eles conheciam os usos e costumes de nosso Estado, o que veio se refletir nas suas composições. Donos de alta técnica na execução de seus acordeões, criaram músicas consideradas verdadeiros clássicos em nosso cancioneiro gaúcho”, ressaltam os parlamentares.

Durante a sessão ordinária de hoje (11/09), o vereador Gustavo Toigo/PDT ressaltou o potencial dos músicos, que acabaram levando o município caxiense a ser mais conhecido para além-fronteiras.  “Foram embaixadores de Caxias do Sul. Hoje, a dupla está imortalizada no distrito de Criúva, por meio de esculturas inauguradas em 2008 e feitas pela artista plástica Dilva Conte”, lembrou o parlamentar.

Um dos autores do PDL, Ricardo Daneluz também elogiou os Irmãos Bertussi por ressaltar a música tradicionalista e recordou que foram pioneiros em incluir a bateria em grupos de baile.

 

Saiba mais sobre o prêmio:

- A comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

- Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, o vereador licenciado Edio Elói Frizzo e o vereador Edson da Rosa/MDB fizeram com que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

- Em agosto de 2011, a partir de proposta da vereadora Denise Pessôa/PT, ficou estabelecido que, entre os homenageados, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.

 

Conheça um pouco da história de Honeyde e Adelar Bertussi:

- Honeyde Bertussi foi um compositor, cantor e acordeonista. Já falecido, ele era do distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições.

- Com o seu irmão Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982), formou o grupo Irmãos Bertussi. Adelar morreu em 30 de setembro de 2017, aos 84 anos, em Curitiba (PR). Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

DELIBERAÇÃO SOBRE SUBSTITUTIVO 1/2018 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 23/2017

Vereador – Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

PEDRO RODRIGUES PSC Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

11/09/2018 - 12:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo