Voltar para a tela anterior.

Discutida a concessão do título de Cidadã Emérita para Carilissa Dall’Alba

Surda, a professora se destaca na defesa do lazer acessível e inclusivo


A concessão do título de Cidadã Emérita para Carilissa Dall’Alba foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira (11/09). O projeto de decreto legislativo 20/2018 é de autoria coletiva e busca reconhecer a história e o trabalho de Carilissa, surda desde nascença e militante da área, desde muito jovem. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

Carilissa tem 33 anos e é professora assistente da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Aos oito meses de idade, já frequentava a Escola Hellen Keller, instituição referência na educação de surdos. Sua atuação, na luta pelos direitos das pessoas com deficiência auditiva, é destaque nacional, sobretudo por um lazer mais acessível e inclusivo.

Voluntariamente, a futura homenageada trabalha em ações de incentivo ao movimento “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”. Na mesma área, são organizadas atividades no Festival de Cinema de Gramado, em benefício à comunidade surda. Desde 2005, Carilissa desempenha formas que aliem à causa a visibilidade do festival e de toda a indústria cinematográfica. Neste ano, o evento contou, pela primeira vez, com intérpretes e mostra de filmes legendados.

A história da professora inspirou o vereador Rafael Bueno/PDT, na criação da lei complementar 518/2016. O texto obriga salas de cinema a disponibilizarem legenda descritiva, em filmes de animação e nacionais, além de prever que teatros tenham intérprete de Libras disponível para apresentações com surdos. “Caxias do Sul é a primeira cidade do país onde esse projeto vigora. Conceder essa homenagem será um momento histórico, e a Carilissa poderá representar aqui, na Câmara, uma série de pessoas e órgãos”, pontuou.

O parlamentar salientou, ainda, a realização da Semana Municipal de Libras, que ocorre nos últimos dias do mês de setembro, em função do Dia Nacional dos Surdos, comemorado na data de 26 daquele mês. O vereador Alceu Thomé/PTB contribuiu com as colocações do colega e falou sobre a manutenção de atividades inclusivas, na Helen Keller.

11/09/2018 - 11:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo