Voltar para a tela anterior.

Destino adequado a antigo módulo do Santa Fé é o pedido que vereador Bueno faz à prefeitura

O parlamentar caxiense também aproveitou seu espaço no Grande Expediente para questionar a falta de monitores na rede pública municipal


Um destino adequado ao antigo módulo da Brigada Militar no bairro Santa Fé, na zona norte de Caxias do Sul, é o pedido que vereador Rafael Bueno/PDT fez ao município, durante sua manifestação no Grande Expediente desta terça-feira (11/09). Da tribuna, o pedetista também criticou o município pela falta de monitores na rede pública municipal.

Conforme Bueno, a estrutura no Santa Fé foi devolvida pela BM à prefeitura em junho de 2016 e, neste ano, ele encaminhou uma indicação ao Executivo com propostas de uso (indicação 766/2018). Desde então, relata o vereador, o imóvel se encontra ocioso e a comunidade estaria preocupada com a deterioração e o uso do espaço por parte de usuários de drogas e depredadores. Com base em reivindicações da população e da Associação de Moradores do bairro (Amob), o parlamentar apresentou ao Executivo três sugestões de utilização.

Uma delas é acolher uma equipe da Guarda Municipal para também ajudar na segurança do patrimônio público e das pessoas da região, já que a estrutura fica ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Fé. “A comunidade pede um posto da Guarda lá, já que a descentralização desse serviço consta no plano de governo do Guerra (Daniel Guerra/PRB, atual prefeito da cidade)”, lembrou Bueno.

Outra alternativa indicada seria ceder o espaço para a área da saúde, como sala de vacinação e orientação. A terceira sugestão corresponde a uma possível parceria com a Viação Santa Tereza (Visate), concessionária responsável pelo transporte coletivo na cidade, já que o antigo módulo fica próximo à parada final dos ônibus do bairro.

“Apresentamos três opções (de aproveitamento) à prefeitura já que é um espaço público ocioso. Como o município está tirando os espaços das Amobs, dos clubes de mães e de cultura e lazer, poderia aproveitar e dar um destino a essa estrutura do Santa Fé”, frisou Bueno.

Diante da presença do presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional (Senalba), Claiton Melo – que havia utilizado a tribuna por cinco minutos para reclamar das condições de trabalho dos profissionais que representa e do descaso da prefeitura –, Bueno lembrou outro episódio. Ontem (10/09), o pedetista recebeu um grupo de merendeiras terceirizadas que esteve na frente da Secretaria Municipal da Educação (Smed) no começo de julho pleiteando que o direito ao vale-refeição não fosse substituído por marmitas e que foram demitidas.

    "Eram, pelo menos, 40 servidoras que há mais de 10 anos estavam nas escolas atuando como merendeiras e, por pleitear um direito básico, estiveram na lista negra e foram demitidas", lamentou.

O parlamentar ainda utilizou o espaço da tribuna para cobrar mais monitores na rede de educação municipal e questionou a retirada de insalubridade de cuidadores. Por fim, Bueno disse que está ocorrendo falta de medicamentos, como anticoncepcional e anti-inflamatórios, na zona norte da cidade. Segundo o pedetista, a informação foi trazida pelo presidente do bairro Canyon, Marciano Correa da Silva.      

11/09/2018 - 10:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo