Voltar para a tela anterior.

Flavio Cassina relembra a responsabilidade política dos vereadores

Ele utilizou uma série de frases de pensadores para refletir sobre o papel do Legislativo


Refletir sobre a participação dos políticos, no cenário nacional, foi o intuito do vereador Flavio Cassina/PTB, na sessão ordinária desta quarta-feira (05/09), ao citar uma série de pensamentos de figuras públicas e políticas dos séculos XVI a XX. Para o petebista, o setor passa por uma série de descrença, considerado por ele um dos momentos mais penosos da categoria, nos últimos 50 anos.

O parlamentar falou da responsabilidade do cidadão, ao eleger seus dirigentes, e da necessidade de os eleitos trabalharem a favor da comunidade. Ele acredita que os problemas da administração pública são oriundos de longa data. Para exemplificar, apresentou um trecho escrito em 1879, pelo jurista Clóvis Beviláqua, criador do Código Civil Brasileiro.

O vereador reproduziu partes do pensamento de Beviláqua: “Quando, na solidão do meu gabinete, contemplo o Brasil, que agoniza no leito das torturas que lhe armaram os desmandos do regime que nos rege; quando constato o estado de apatia coletiva, que mais parece uma saliência do caráter nacional; eu me pergunto: não haverá um único homem que, purificando o trato das instituições, sustente a Pátria, que resvala para o abismo, no fundo da qual irá encontrar o seu esfacelamento? Como aterradora resposta, recolho o silêncio e o desânimo”.

Cassina destacou, ainda, cerca de duas dezenas de frases de pensadores estrangeiros e de outras épocas. Entre as citações, nomes conhecidos da História, tais como: Abraham Lincoln, Albert Einsten, Epicuro, Francis Bacon, Isaac Newton, Mahatma Gandhi, Montesquieu. Relembrou, também, os brasileiros Barão de Itararé, Marquês de Maricá e Millôr Fernandes.

Confira algumas das ideias lembradas em plenário, pelo vereador Flavio Cassina:

* “A primeira igualdade é a justiça.” – do francês Victor Hugo

* “Os homens constroem muros demais e pontes de menos.” – do inglês Isaac Newton

* “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” – do chileno Pablo Neruda

* “Se há um idiota no poder é porque os que o elegeram estão bem representados.” – do brasileiro Barão de Itararé

* “A maneira mais segura de revelar o caráter de uma pessoa não é pela responsabilidade, mas dando-lhe poder.” – do brasileiro Marquês de Maricá

05/09/2018 - 10:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo