Voltar para a tela anterior.

Paulo Périco denuncia suposto descaso da Secretaria Trânsito, Transportes e Mobilidade

Segundo o vereador, taxas pagas pela Visate ao Executivo não seriam usadas para serviços da área


As más condições de paradas do transporte público foram apresentadas pelo vereador Paulo Périco/MDB, na sessão ordinária desta terça-feira (04/09). O parlamentar disse ter conversado com o diretor executivo da Viação Santa Tereza (Visate), Gustavo Santos. No encontro, constatou que a empresa, responsável pela concessão do transporte coletivo local, recolhe, até o quinto dia útil do mês, uma taxa de gerenciamento correspondente a 1% da receita bruta mensal da operação das frotas. Segundo ele, esse valor retorna aos cofres do município, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade.

Périco explicou que, em setembro de 2017, a Visate encaminhou pedido de informações ao Executivo referente ao investimento dessa taxa. Em agosto deste ano, foi enviada uma segunda solicitação, sugerindo que os valores recolhidos fossem aplicados na manutenção de abrigos de ônibus e na segurança dos usuários do transporte coletivo urbano.

O emedebista relatou que o texto, apresentado pela Visate, pedia a limpeza de terminais secundários. Para ele, as respostas, apresentadas pela Administração Municipal, são vagas e não representam nenhuma medida prática.

De acordo com Périco, o montante do repasse à secretaria, realizado em apenas um ano, é superior a R$ 1,3 milhão. “Esse é um dinheiro do cidadão caxiense que retorna à secretaria. Conforme artigo da licitação do serviço, a verba deve ser investida em melhorias de todos os bens que compõem a rede viária municipal”, destacou.

O vereador mostrou imagens de pontos de ônibus, em áreas centrais e bairros da cidade. Na sua constatação, são necessários serviços de capina, pintura e consertos, em diversas localidades. Questionou, também, a aplicação dos recursos pagos por empresas privadas, responsáveis por anúncios, nas coberturas das paradas.

Ao término do pronunciamento, Périco disse não acreditar ser possível receber turistas, principalmente no período de Festa da Uva, com as condições desses espaços. Pediu a compreensão dos órgãos da Prefeitura, solicitando melhorias que beneficiassem a população. Os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB e Gustavo Toigo/PDT compartilharam das preocupações do colega.

04/09/2018 - 12:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo