Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez presta contas do Seminário de Saúde e Segurança do Agricultor

O evento foi realizado na última segunda-feira, pela Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo


As palestras realizadas durante o Seminário de Saúde e Segurança do Agricultor foram destaque na tribuna do Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta quinta-feira (30/08). O vereador Velocino Uez/PDT, que preside a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), fez uma breve explanação do evento, que ocorreu na última segunda-feira.

Conforme o parlamentar, a primeira edição do seminário reuniu cerca de 120 pessoas, na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra), em São Pedro da Terceira Légua. Foram três painéis, ministrados por profissionais de Engenharia Agronômica, Biologia e Nutrição, que atentaram para o desenvolvimento rural, a segurança dos trabalhadores do setor, dicas de alimentação e preservação ambiental.

Uez alertou para o impasse existente entre o uso de agrotóxicos e o consumo de produtos orgânicos. Para ele, é necessário mudar hábitos que incentivem agricultura e produções mais saudáveis. “As propriedades que se qualificarem e aderirem por esse caminho terão bons frutos”, destacou.

O pedetista explicou que Caxias do Sul é protagonista na produção de hortifrutigranjeiros. Por outro lado, disse temer o êxodo rural e a falta de jovens no campo, que podem prejudicar a produtividade da região. Considerou admirável o trabalho, mantido pela EfaSerra, na localidade da Terceira Légua. Segundo ele, a CAAPC está empenhada na busca pela instalação de outra sede da instituição, no distrito de Fazenda Souza.

No mesmo sentido, falou do projeto de lei 160/2017, que visa a beneficiar comunidades do Interior. A proposta quer acrescentar artigo à lei municipal 7.749/2014, que instituiu o Programa de Transporte Escolar para a Zona Rural. A iniciativa é de autoria do pedetista e esteve em primeira discussão, na sessão ordinária desta manhã.

Uez objetiva incluir, no serviço, quando houver vagas disponíveis e que não prejudiquem a rota original do veículo, estudantes que residam a menos de um quilômetro da sua instituição de ensino. Em aparte, o vereador Rafael Nunes/PR lembrou a responsabilidade que o município assumiria com a ação.

30/08/2018 - 16:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo