Voltar para a tela anterior.

Painel atrai estudantes e comunidade para debate sobre o voto consciente

Iniciativa da Câmara, por meio da Escola do Legislativo e da CCJL, e da OAB Caxias contou com explanação dos professores Marcos Paulo dos Reis Quadros (FSG) e Moisés João Rech (UCS)


O painel "Vote Consciente" atraiu estudantes e comunidade em geral para debater sobre o exercício cidadão dos eleitores e eleitoras, na noite de terça-feira (28/08), no plenário do Parlamento de Caxias do Sul. A iniciativa da Câmara, por meio da Escola do Legislativo e da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Caxias do Sul contou com explanação do doutor em Ciências Sociais Marcos Paulo dos Reis Quadros (FSG) e do mestre em Direito Moisés João Rech. A mediação foi da jornalista da Câmara, professora e mestre em Educação Vania Marta Espeiorin.

Antes do início do painel, o 2º vice-presidente do Legislativo, vereador Flavio Cassina/PTB, recepcionou os participantes e realçou a parceria entre entidades e órgãos públicos para levar informações aos eleitores. “Destaco essa integração entre Academia e Parlamento para discutir sobre a influência das eleições no nosso cotidiano. É o voto que vai definir os rumos da sociedade para os próximos anos”, observou o parlamentar. Diretor da Escola do Legislativo, o vereador Edson da Rosa/MDB valorizou a presença da plateia no encontro. “A participação de vocês contribui para termos uma democracia mais consolidada”, ressaltou.

Presidente da OAB Caxias do Sul, a advogada Graziela Cardoso Vanin explicou como se desenvolve a campanha “Vote Consciente”, da qual a OAB é uma das promotoras. Conforme ela, o objetivo é estimular a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, munindo-os de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas durante as próximas eleições, que terá o primeiro turno em 7 de outubro. Neste ano, a população vai escolher, no país, novos deputados estadual e federal, governadores, presidente da República e senadores.

“A ideia é engajar mais pessoas e entidades em torno do voto consciente. Para isso, temos de buscar e confrontar informações sobre os candidatos, saber o histórico e a trajetória deles, conferir se a informação que chega no grupo de WhatsApp é verdadeira ou se é uma fake news (notícia falsa)”, orientou Graziela. A iniciativa pode ser conferida pelo site Vote Consciente. O encontro também registrou a presença do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, que lançou questionamentos e fez algumas defesas, como do pacto federativo e do modelo parlamentarista para o Brasil.

Durante cerca de uma hora e meia, os palestrantes explicitaram suas ideias e responderam a perguntas da plateia. Marcos Quadros, que é pró-reitor de Graduação do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), discorreu a respeito de “Democracia e responsividade”. O painelista trouxe dados que mostram a abstenção como algo que já ocorre há várias eleições no Brasil e também não é novidade em outros países.

No seu entendimento, as instituições deveriam dar respostas mais rápidas à comunidade. Quadros observa que o real desejo do povo é ver suas demandas nas mais diversas áreas públicas efetivamente atendidas e a isso os governantes e instituições deveriam dar mais atenção.

“Os desafios do voto consciente” foi o foco da abordagem do advogado e professor Moisés Rech. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, ele acredita que o medo e a desesperança de muitos eleitores podem ser revertidos, embora ocorram por causa de um esgotamento do modelo político vigente. Entre os caminhos para o voto consciente, na opinião do painelista, estão: compreender o sistema eleitoral brasileiro e ter clareza sobre as atribuições dos agentes e poderes públicos.

Na avaliação dos docentes convidados, a necessidade de mais memória por parte da população, que não raras vezes esquece em quem votou na eleição mais recente, também contribuiria para uma escolha mais consciente em termos de governantes.

A realização do painel “Vote Consciente” também recebeu o apoio da UCS e da FSG. Durante a atividade, servidores do Parlamento ligados à Escola do Legislativo, da CCJL e da Comunicação, além de profissionais da OAB Caxias, cuidaram da organização e da cobertura jornalística. Nas próximas semanas, o painel será transmitido pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) ou pelo www.camaracaxias.rs.gov.br).

29/08/2018 - 15:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo