Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense recebe comitiva da Câmara Municipal de Porto Alegre

Servidores trocaram informações sobre o Parlavox e a Gestão Eletrônica de Documentos


A Câmara Municipal de Caxias do Sul recebeu, na manhã desta terça-feira (28/08), a visita técnica de uma comitiva de servidores do Legislativo de Porto Alegre. Liderado pela representante da direção-geral, Fabiana Nissan, o grupo foi recebido pelo diretor-geral do Parlamento caxiense, Rodrigo Weber, e pela diretora legislativa, Eliana Gianni Tedesco.

Os servidores conheceram o Parlavox, funcionalidade da Câmara de Caxias do Sul que disponibiliza os discursos dos parlamentares em texto e vídeo. Lançado em abril de 2017, a ferramenta ganhou projeção nacional ao receber o prêmio Projeto Inovador 2017 no 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais. Além disso, os visitantes puderam testar a nova plataforma, que também é usada pelo Parlamento caxiense em caráter experimental e que possibilitará um novo passo na disponibilização das plenárias, audiências públicas e demais eventos legislativos.

Mais tarde, os porto-alegrenses conheceram a estrutura da TV Câmara Caxias e sua grade de programação, bem como os projetos desenvolvidos em 2018, como a transmissão das sessões, audiências públicas, solenidades e processos licitatórios também pelas redes sociais. O grupo de servidores do Parlamento da capital era formado, ainda por quatro taquígrafos (que fazem o registro em texto das plenárias), dois membros do setor de informática e um representante do canal Legislativo.

Em contrapartida, Weber e Eliana se reuniram com a representante da direção-geral da Câmara de Porto Alegre, Fabiana Nissan, para tratar sobre o processo da Gestão Eletrônica de Documentos, que está em fase de implantação no Legislativo da capital e em processo de elaboração no Legislativo caxiense. O chefe do setor de informática, Davi Pedroso Martins e os membros da Comissão de Avaliação de Documentos também acompanharam o encontro.

Instituída pela Resolução de Mesa 618/A, de 21 de novembro de 2012, a Comissão foi reativada neste ano, e visa a extinção gradativa do papel na Câmara. Atualmente, o grupo formado por cinco servidores, está desenvolvendo estudos de viabilidade para a digitalização de documentos da Casa.

De acordo com o diretor-geral da Câmara de Caxias do Sul, a troca de experiências entre os dois maiores Legislativos do Rio Grande do Sul revela a busca pela transparência e o trato respeitoso com os recursos públicos. “Pudemos perceber o quanto podemos ajudar o Parlamento de Porto Alegre e o quanto eles podem contribuir conosco no processo de extinção do papel e da adoção de um sistema totalmente digital para as áreas administrativa e legislativa”, salienta.

28/08/2018 - 21:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo