Voltar para a tela anterior.

Seminário sobre a saúde e a segurança do agricultor reúne mais de 120 pessoas

Encontro foi promovido na sede da EfaSerra, em São Pedro da Terceira Légua


A primeira edição do seminário “Saúde e Segurança do Agricultor” reuniu mais de 120 pessoas, na noite de segunda-feira (27/08). Realizado pelo Legislativo, por meio da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra), o encontro foi realizado na sede da instituição de ensino, na Terceira Légua.

Durante o evento, foram apresentadas três palestras que complementavam entre si o objetivo de conciliar o desenvolvimento rural com a preservação ambiental. Além disso, os painéis buscaram alertar os agricultores sobre os perigos da exposição inadequada aos agrotóxicos. Na temática dos defensivos agrícolas, a bióloga Soeli Matos recordou a necessidade do recolhimento e descarte corretos das embalagens dos produtos.

A explanação de Soeli foi respaldada pelo engenheiro agrônomo Gabriel Pinto de Liz, que defendeu o uso consciente dos agroquímicos. Ele acrescentou a necessidade de utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para reduzir o risco das intoxicações durante a aplicação dos defensivos.

Num terceiro momento, o encontro tratou de segurança e soberania alimentar, com a nutricionista Carolina Rizzon da Silveira. Durante a explanação, a profissional apontou a necessidade de conhecer a origem dos alimentos e buscar novas fontes nutritivas, como as frutas da estação. “Além de comer, precisamos de atividade física. Isso é indispensável, ainda mais hoje, quando ainda preferimos tratar do que prevenir”, salientou.

Ao final do encontro, o presidente da CAAPC, vereador Velocino Uez/PDT, agradeceu o empenho das entidades que promoveram o evento. “Mesmo com todas as dificuldades, são os agricultores que colocam o alimento na mesa dos cidadãos. O que podemos dizer é um obrigado. Só é possível nos organizarmos dando as mãos”, finalizou.

(Texto com informações do jornalista Márcio Schenatto)

28/08/2018 - 14:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo