Voltar para a tela anterior.

Debatida a criação da Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto

A proposta dos vereadores Gladis Frizzo e Paulo Périco deverá retornar à pauta


Os parlamentares caxienses debateram, na sessão ordinária desta terça-feira (21/08), a possibilidade de criação, no município, da Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto. O projeto de lei 14/2018 é de autoria dos vereadores emedebistas Gladis Frizzo e Paulo Périco e prevê a realização todo ano, abrangendo a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

A matéria explica que a gestação consiste em experiência de mudanças físicas e emocionais, nas mulheres. O momento costuma ser recompensador. Porém, muitas vezes, é acompanhado por situações estressantes. Quando isso acontece, sentimentos negativos e de rejeição podem ser desenvolvidos e, inclusive, uma depressão pós-parto.

Conforme a proposta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elenca a depressão entre as doenças mais sofridas, em âmbito global. A enfermidade pode avançar após o parto e levar a um estado de crise, dividindo-se em três grupos: síndrome da tristeza (sintomas de infelicidade e choro sem justificativas); depressão puerperal (sintomas como irritabilidade, insônia e reprovações); psicoses (sintomas de alucinações, agitação severa, delírios). Além disso, dados da OMS apontam que 20% das mulheres do mundo sofrem desse mal.

O vereador Périco defendeu a conscientização sobre o tema, como forma de cuidar das mães e do futuro das crianças. Para a vereadora Gladis, muito se ensina às mulheres sobre como amamentar e se comportar na hora do parto, mas não se tem um alerta necessário quanto à depressão e ao respectivo tratamento. Na mesma linha, manifestaram-se as vereadoras Denise Pessôa/PT e Paula Ioris/PSDB.

21/08/2018 - 14:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo