Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa parabeniza o Hospital Pompéia pelos 105 anos de funcionamento

Profissionais da instituição acompanharam a sessão ordinária desta terça-feira


Os 105 anos de fundação do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, foram lembrados pelo vereador Edson da Rosa/MDB, na tribuna desta terça-feira (21/08). Membros da instituição, como o superintendente-geral, Francisco Ferrer, e do Pio Sodalício das Damas de Caridade do hospital, acompanharam a plenária, na qual receberam voto de congratulação proposto pelo emedebista.

O parlamentar reconheceu os serviços e toda a infraestrutura disponibilizada no local. Atualmente, o Pompéia conta com cerca de 1,5 mil colaboradores, figurando entre os maiores hospitais do Estado e um dos mais modernos do país. Segundo ele, o atendimento desses profissionais é realizado de forma muito responsável, chegando a atingir mais de 1 milhão de pessoas. O legislador também destacou os três centros de saúde da entidade, especializados em doenças crônicas nas áreas da cardiologia, nefrologia e câncer.

Relatou que o hospital possui 300 leitos disponíveis, centro cirúrgico com 13 salas, centro obstétrico com duas salas de parto, três unidades de terapia intensiva (UTI) para adultos e uma UTI neonatal. Em sua fala, Edson cumprimentou, ainda, o Pio Sodalício, formado por 27 damas voluntárias, pelos trabalhos executados. Após, exibiu um vídeo institucional da entidade.

Conforme o vereador, a instituição recebeu o certificado de Hospital de Ensino, que é referência na região com o programa de residência médica e tem uma escola própria de Educação Profissional em Saúde. A certificação foi entregue à unidade hospitalar pelos Ministérios da Saúde e da Educação.  “Além disso, o Pompéia realiza projetos de humanização e desenvolvimento, onde são promovidos cursos e treinamentos para seus funcionários”, ressaltou.

Edson reforçou que os mais de 100 anos de atuação são frutos do compromisso em promover uma saúde de qualidade, séria e fiel, destinada às comunidades caxiense e da região. Salientou que mais de 80% dos atendimentos realizados pela instituição são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB e Renato Oliveira/PCdoB também demonstraram sua admiração e carinho pela entidade. Na sequência, as damas de caridade do hospital entregaram aos parlamentares da Câmara o livro “105 anos de voluntariado”, escrito por Guiomar Chies.

“Foi um momento muito bacana que acabou se tornando uma grande homenagem. Ficamos lisonjeados e agradecemos a lembrança do Legislativo”, declarou Ferrer, ao final da sessão, quando recebeu, em mãos, o voto de congratulação nº 418/2018. O Pompéia completou 105 anos de trajetória no dia 12 de agosto.

21/08/2018 - 11:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo