Voltar para a tela anterior.
A sessão ordinária desta quarta-feira (03/11) já está marcada, na História da Câmara Municipal de Caxias do Sul, como a primeira a ter transmissão ao vivo com tradução simultânea em libras, pela TV Câmara - Canal 16 da NET. Desde a tribuna, o vereador Alor de Oliveira/PMDB, autor de projeto de resolução sobre o tema, comemorou com os demais colegas, em aplausos que também se valeram da Linguagem Brasileira de Sinais.
O parlamentar lembrou que, em novembro de 2005, havia protocolado projeto para implantar o recurso na TV Câmara. À época, recebi a sugestão de uma senhora que tem filho com dificuldades auditivas, contou.
De forma generalizada, os vereadores manifestaram-se. Entre eles, Vinicius Ribeiro/PDT sugeriu que, assim como as línguas estrangeiras, a linguagem de sinais integrasse o currículo das escolas do município. Ari Dallegrave/PMDB disse ter observado que a maior parte dos pontos de votação, nas eleições do último domingo, não possuía condições de acessibilidade para pessoas deficientes.
O convênio com a Associação Educacional Hellen Keller, que possibilitou a transmissão em libras, foi assinado na última sexta-feira. Dois profissionais da instituição estão desenvolvendo o trabalho.