Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa pede mais condições estruturais e a valorização da autoestima do professor

O vereador comentou sobre pesquisa, em que metade dos docentes não recomenda a profissão aos jovens


Mais condições estruturais nas escolas e no próprio exercício da docência foram reivindicadas pelo vereador Edson da Rosa/MDB, na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/08). O parlamentar se manifestou com base nos resultados da pesquisa “Profissão Docente”, de iniciativa do Todos Pela Educação e do Itaú Social, realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Conhecimento Social. A principal constatação foi que metade dos educadores não recomenda a profissão aos jovens por causa da desvalorização.

O emedebista considerou que a diminuição do que chamou de senso de pertencimento reflete a baixa autoestima do setor. O levantamento entrevistou 2.160 professores da Educação Básica das redes públicas municipais e estaduais e da rede privada de todo o país. Dois terços dos entrevistados são mulheres, com a média de 43 anos de idade e 17 anos de carreira.

Quanto à gestão nas redes, o vereador Edson, que já foi secretário municipal da Educação (2009-2011), ressaltou que, na pesquisa, os professores entendem ser papel da pasta oferecer oportunidades de formação continuada (76%). No entanto, os profissionais não concordam que os programas educacionais, como um todo, estão bem alinhados à realidade da escola (66%).

Edson ponderou para uma valorização efetiva do professor, incluindo remuneração e aspectos de saúde, psicológicos e de condições de plena atuação docente. Na mesma linha, o vereador Paulo Périco/MDB comentou sobre a vocação do ensino. A vereadora Paula Ioris/PSDB solicitou maior atenção a valores humanos.

01/08/2018 - 11:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo