Voltar para a tela anterior.

Gladis Frizzo defende medidas de transparência na rede pública de saúde

Ela também sugeriu a reavaliação de ações que competem ao poder público na área


A parlamentar Gladis Frizzo/MDB defendeu, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25/07), medidas de transparência eficazes na rede pública de saúde, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Ela pontuou que crianças e idosos são os que mais sofrem com os fatores climáticos e que, diante disso, percebe-se a falta de gestão preventiva em Caxias do Sul.

“Nossa população idosa, que depende de saúde pública, nunca esteve tão ameaçada como no atual momento. A perspectiva não é nada animadora, se depender das decisões do Executivo”, alertou a emedebista. Nesse sentido, Gladis listou entre as dificuldades: aumento dos planos de saúde privados, lista de espera para cirurgias, falta e fechamento de leitos hospitalares e falta de enfermeiros e médicos na rede pública de saúde do município.

A vereadora relembrou que, em agosto do ano passado, apresentou projeto de lei (PL) que prevê a publicação, no site da prefeitura, de informações sobre a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Lamentou que a iniciativa ainda não tenha sido colocada em prática pelo Executivo e mostrou-se preocupada com a piora no atendimento médico, tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde.

Gladis citou que a Zona Norte possui sete UBSs, as quais atendem aproximadamente 90 mil pessoas; e, na Zona Oeste, apenas quatro “postinhos” atendem cerca de 80 mil usuários. Diante do cenário, e emedebista sugeriu a reavaliação de ações que competem ao poder público na área da saúde. “É preciso pensar no planejamento”, enfatizou.

25/07/2018 - 11:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo