Voltar para a tela anterior.

Legislativo discute concessão do título de Cidadão Emérito a Valmir Susin

O objetivo da honraria é reconhecer os serviços prestados à comunidade caxiense


O projeto de decreto legislativo (PDL) 15/2018, que prevê a concessão do título de Cidadão Emérito a Valmir Antonio Susin, foi discutido pela Câmara Municipal, na sessão ordinária desta terça-feira (24/07). A iniciativa deve voltar ao plenário, nos próximos dias, para segunda discussão e votação. É um dos fundadores e o atual presidente do Sindicato Patronal Rural de Caxias do Sul, além de diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado (SENAR-RS).

A matéria informa que Susin nasceu em 10 de junho de 1940, no Travessão Thompson Flores, na 9ª Légua, Interior de Caxias do Sul. Filho dos agricultores Angelo Susin e Josephina Salvador Susin, trabalhou desde cedo. Aos 12 anos, vendia leite para comprar o necessário para a casa. Aos 16 anos, deparou com o pai doente. O falecimento de seu progenitor, em 1967, marcou uma época difícil, em que a família teve de vender boa parte de seu patrimônio, para custear tratamentos médicos.

Foram anos intensos e de muito sacrifício, com jornadas de 17 a 18 horas de trabalho, e muitas noites sem dormir. Valmir casou-se, em 28 de setembro de 1963, com Olga Speggiorin Susin, com quem teve três filhos: Bernadete, Alexandre e Ângelo. Sempre com fé, participou, por mais de 25 anos, de ações comunitárias, no Bairro Santa Catarina. Na Igreja de São Pelegrino, foi conselheiro espiritual na área econômica do Padre Eugenio Giordani, além de ser um dos responsáveis por seu ingresso na vida política. No Pio X, cuidou da saúde do Padre Ênio Tarrasconi, até o seu falecimento.

A trajetória de Susin também é marcada por sua passagem pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, que presidiu entre 1971 e 1978; pela Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (FDRH), que dirigiu entre 1995 e 1998; pelo Ministério da Agricultura, onde assessorou o titular da pasta, Francisco Turra, em 1998. Foi diretor financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no Estado, de 1999 a 2001, e secretário do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Caxias do Sul, de maio a dezembro de 2011.

Em 1980, assumiu como deputado estadual suplente e se reelegeu em 1982 e 1986, sendo deputado estadual constituinte. Sua atuação, no Parlamento, foi marcada pela participação, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Vinho, na Comissão de Estudos da Previdência Social Rural, na Conferência do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado e na Comissão do Meio Ambiente e Turismo, da qual foi presidente entre 1987 e 1990.

Susin foi uma das pessoas que auxiliou na implantação da Central de Abastecimento (Ceasa) Caxias do Sul, em 1975, e sempre um dos defensores do preço mínimo da uva. Sua atuação, em prol das atividades rurais, lhe rendeu premiações, como os troféus O Mercador e SENAR/O Sul, na área de Fruticultura.

O PDL 15/2018 é de autoria dos vereadores Velocino Uez/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Chico Guerra/PRB, Kiko Girardi/PSD, Denise Pessôa/PT, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Rodrigo Beltrão/PT e Wagner Petrini/PSB.

24/07/2018 - 11:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo