Voltar para a tela anterior.

Encontro reúne 120 pessoas para discutir a segurança em Ana Rech

Iniciativa foi promovida pelas comissões de Agricultura e Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Legislativo caxiense


A comunidade de Ana Rech se reuniu, na última segunda-feira (25/06), para discutir medidas para incrementar a segurança da localidade. Promovido pelas comissões de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) e Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal, o encontro teve a participação de 120 moradores, no salão paroquial. Na oportunidade, foram apresentadas as experiências de dois bairros na prevenção da violência: Cinquentenário e Colina Sorriso.

Coordenada pela presidente da Comissão Temporária para o Enfrentamento da Violência, vereadora Paula Ioris/PSDB, a reunião teve o apoio da Associação de Amigos de Ana Rech (Samar) e contou com a presença dos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT. O secretário municipal de Segurança Pública, Clóvis Juvenal Pacheco, também acompanhou o evento.

Uma das iniciativas apresentadas foi o projeto “Colina Segura”, detalhado pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Colina Sorriso, Elvio Gianni. Na oportunidade, ele relatou que, além de grupos de WhatsApp com moradores, específicos para questões de segurança da localidade, o projeto tem outros pontos como cercamento eletrônico e policiamento comunitário.

Já Elton Gausmann levou aos moradores a experiência do “Cinquentenário em Alerta”, iniciado em 2015. O grupo de WhatsApp também é uma das principais ferramentas utilizadas pelos moradores do bairro. Porém, Gaussman destacou que é necessário ter cuidado com a escolha dos membros do grupo e para isso é feito um cadastro para a seleção.

De acordo com o presidente da Samar, Alberto Salles, a grande preocupação da comunidade é a localização, que se configura em rota de fuga, tendo em vista as saídas para diversas direções. “Atualmente temos dois grupos de WhatsApp, que serão reformulados e subdivididos em quatro. As experiências apresentadas pelos outros bairros aqui foram muito positivas”, salientou.

O secretário de Segurança Pública, Clóvis Pacheco, anunciou que Ana Rech será agraciada com uma viatura da Guarda Municipal. “Temos uma boa notícia para a região. Através de uma parceria com o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), iremos monitorar as represas. Esse veículo será utilizado para monitorar a área dos mananciais 24 horas por dia”, revelou.

A vereadora Paula Ioris/PSDB ressaltou a necessidade da união de forças entre a comunidade, as equipes de segurança e o poder público para garantir ações de prevenção e punição. “A ideia é mostrar que a segurança precisa da ação de todos nós. Se o crime é organizado, precisamos nos organizar mais”, pontuou. (Texto: com colaboração do jornalista Márcio Schenatto)

26/06/2018 - 12:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo