Voltar para a tela anterior.
O vereador Renato Nunes/PRB comentou, na sessão ordinária desta quinta-feira (16), o resultado da audiência pública, que, na tarde de hoje, tratou de cobranças indevidas nas contas de energia elétrica da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do setor em Caxias do Sul. A audiência foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Casa, presidida por Nunes, e visou a esclarecer o porquê de 5,3 mil domicílios do município terem recebido boletos com valores inadequados.
De acordo com Nunes, a audiência foi satisfatória. Reforçou, porém, a necessidade de melhor esclarecimento da RGE para aqueles consumidores que se sentiram, de alguma forma, lesados, no que diz respeito a como proceder, de agora em diante. As pessoas ainda estão confusas, não sabem se pagam as contas, se vão ser ressarcidas de alguma forma, se vão receber outra fatura com o valor corrigido, observou. O parlamentar sugeriu, ainda, que a concessionária esclareça esses usuários por meio de nota na imprensa ou através de material impresso.
Elói Frizzo/PSB entende que os problemas, apresentados na audiência, são pontuais e que a RGE resolverá todas as pendências. No entanto, o parlamentar atentou para o não cumprimento da lei municipal que proíbe a cobrança da energia levando em consideração a média de consumo.
A reunião com representantes da concessionária, do Programa Estadual de Defesa aos Consumidores (PROCON local), Ministério publico estadual, Agência Nacional de Energia Elétrica, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e União das Associações de Bairros (UAB), além de diversos consumidores que tiveram algum tipo de alteração no valor da fatura.