Voltar para a tela anterior.

Comunidade de Antena, Jardelino Ramos e São Vicente quer UBS e áreas de lazer

Demandas do projeto Câmara Vai aos Bairros serão encaminhadas ao Executivo


A implantação de unidade básica de saúde (UBS) e a construção de áreas de lazer foram as principais reivindicações dos moradores do complexo dos bairros Jardim América Antena, Jardelino Ramos e São Vicente, em mais uma edição do projeto Câmara Vai aos Bairros. Na manhã deste sábado (04), no Salão Comunitário do Bairro São Vicente, mais de 40 pessoas firmaram debates com os oito vereadores que representaram o Legislativo. O vice-presidente da Câmara, vereador Renato Oliveira/PCdoB, coordenou os trabalhos. As demandas da comunidade serão encaminhadas ao Executivo, pela Mesa Diretora da Casa.

Os presidentes de associações de bairro Clenau Soares de Oliveira (São Vicente) e Lucia da Silva Kllipel (Jardim América Antena) enfatizaram a necessidade de a região receber UBS e áreas de lazer. Clenau garantiu que a associação, inclusive, já dispõe de recursos para custear área de 1.030 metros quadrados, em São Vicente. Só que o governo precisa garantir a construção de UBS no local da desapropriação, ponderou. Segundo o representante de São Vicente, a meta é que, mais adiante, a localidade conte com posto de saúde e sede para a associação de moradores. Lucia também pediu sede para o Jardim América.

Na mesma linha, o representante de Jardelino Ramos, César Moraes, frisou que o seu bairro também precisa de um centro comunitário e de área de lazer. Alertou para dificuldades na iluminação pública e solicitou a implantação de contêineres de lixo.

Também representando Jardelino, Juvenil Moraes, do Esporte Clube Sagrada Família, afirmou que, entre outras demandas, a agremiação necessita de reforma na cancha de futebol do bairro, bem como, arquibancada e academia. Reivindicou aos vereadores projeto de emenda ao orçamento do município, para viabilizar as propostas pendentes, que, segundo ele, visam a atender crianças e adolescentes, por meio de ações de inclusão social, a partir do esporte.

Quanto às reclamações referentes a contêineres de lixo, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Adiló Didomenico, prometeu tomar providências e atentou para que os moradores difundam o hábito de jogar o lixo nos suportes.

Na sequência, ocorreram as manifestações dos vereadores presentes ao evento. Morador do Jardim América Antena, Elói Frizzo/PSB reiterou a necessidade do posto de saúde e do espaço de lazer e citou o processo de regularização do complexo de bairros como uma conquista.

Geni Peteffi/PMDB sugeriu aos moradores que, quando protocolarem pedidos de providências ao Executivo, também repassem as solicitações às comissões temáticas da Câmara. Daniel Guerra/PSDB destacou que cabe ao vereador ir aos bairros, para acompanhar o cotidiano da população, não ficando restrito à rotina do Parlamento. Denise Pessôa/PT salientou o trabalho das lideranças de bairro em prol do interesse coletivo.

Enquanto isso, Renato Oliveira/PCdoB convidou a comunidade para audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da qual é presidente. O encontro tratará da greve dos médicos do Sistema Único de Saúde do município e acontecerá na próxima quarta-feira (08), às 13h30, na Sala das Comissões da Câmara.

Renato Nunes/PRB, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, informou que, no próximo dia 16 de setembro, às 14h, no Plenário da Casa, haverá audiência pública para tratar de cobranças indevidas da Rio Grande Energia, em tarifas de energia elétrica. Rodrigo Beltrão/PT afirmou que o preço das contas da RGE tem sido abusivo. Disse que ocorre o mesmo com a água.

Enquanto isso, Mauro Pereira/PMDB lembrou ações que desenvolveu na região, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado através de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. Nesses encontros, a Câmara busca facilitar o acesso da população aos vereadores.

04/09/2010 - 13:13
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo