Voltar para a tela anterior.

Vereadores se reúnem com secretário Cezar Schirmer para discutir segurança pública de Caxias do Sul

Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência articula adequação na penitenciária de Apanhador e construção de novo presídio na Serra para resolver situação emergencial do sistema carcerário no município


A Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul teve um encontro com o secretário estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, na tarde de quarta-feira (02), na sede da secretaria em Porto Alegre. Na comitiva de Caxias pró-segurança pública estavam os vereadores da Comissão Paula Ioris/PSDB - presidente, vereadores Adiló Didomenico/PTBNeri, O Carteiro/SD e Professor Paulo Périco/PMDB. O vereador Velocino Uez/PDT, preocupado com os assaltos no interior do Município, e o empresário representante do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias Valdemor Trentin foram como convidados. Também participaram da reunião o secretário estadual adjunto, Everton Oltramari, a delegada da 7ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe, Marta Bitencourt, o delegado adjunto da Delegacia Marco Antônio da Silva, e engenheira e arquiteto da Susepe.

Na pauta: o projeto da Comissão de descentralização da 2ª CRP do IGP em Caxias, inicialmente com a implementação de laboratório de balística forense; a previsão de conclusão do prédio da Polícia Civil; pedido por mais efetivos para o IGP e a Civil; envio do termo de adesão do SIM/RS; policiamento comunitário; e sistema carcerário – adequação da Penitenciária Regional no Apanhador para a não interdição e construção de novas vagas prisionais para a Serra.

O secretário Schirmer disse que o projeto do IGP está com o novo responsável pelo órgão para avaliação; comentou que não existe estudo para novos concursos e destacou que Caxias deveria estar feliz pelo envio de 50 novos brigadianos; e informou que o termo de adesão do SIM/RS deve ficar pronto nos próximos dias para a assinatura e também adiantou que Caxias e região da Serra está entre as primeiras a ter o cercamento eletrônico. Quanto ao policiamento comunitário, Schirmer opina que cada prefeitura deve fazer a sua gestão para obter os melhores resultados, entendendo a natureza da iniciativa. “O policiamento comunitário em essência é positivo, mas se as pessoas certas estiverem nos lugares errados, não vai funcionar. Em bairros onde a cultura do crime já está instalada, o policial comunitário fica exposto e não funciona”, opinou.

O último assunto em discussão com a situação carcerária do Município. A Comissão em parceria com o Conselho da Comunidade e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias estão buscando recursos financeiros nas Comarcas da região para fazer adequação estrutural na Penitenciária do Apanhador para oferecer estudo e trabalho aos apenados. Esta é uma das contrapartidas para a não interdição da casa prisional. Outra ação paralela dos vereadores é a construção de outra penitenciária na cidade para minimizar o déficit de vagas da região.

O representante do Sinduscon Caxias, destacou que a sociedade precisa dar sua contribuição e ajudar o Poder Público nas soluções dos problemas. “Estou aqui, como sociedade, para dizer que somos parceiros, interessados e queremos contribuir com o Estado”, afirmou Trentin.

Os servidores da Susepe se comprometeram a enviar projeto para a adequação da unidade do Apanhador. Com o projeto e levantamento dos custos, o grupo de trabalho vai ter mais consistência na busca por parceiros da iniciativa privada e Judiciário. O secretário e seu adjunto ficaram interessados em dar andamento a uma parceria público-privada, aos moldes da penitenciária de Bento Gonçalves, para a construção de uma nova casa prisional na Serra. A Comissão ficou responsável de localizar os imóveis em Caxias do Sul pertencentes ao Estado para oferecer como permuta a futuros investidores interessados.

“Saímos otimistas do encontro, que foi muito produtivo. Esse é o início de uma construção coletiva e integrada que estamos promovendo pela segurança pública. O secretário se mostrou empenhado e tão interessado quanto nós. Então, estamos vendo solução para a questão prisional que hoje é a mais emergencial”, avaliou a presidente da Comissão para o Enfrentamento da Violência, vereadora Paula Ioris.

03/08/2017 - 12:50
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo