Voltar para a tela anterior.
Cerca de 200 pessoas compareceram à Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira (5), em sessão solene que lembrou o centenário do Movimento Escoteiro do Brasil e do Movimento Escoteiro Bandeirantes Mundial, além dos 30 anos do Grupo Escoteiro Imigrante, 30 anos do Grupo Escoteiro Saint Hilaire, 30 anos do Núcleo Bandeirante Irmão Bonifácio e os 25 anos do Grupo Escoteiro Baden-Powel. O requerimento, que originou a homenagem, é de autoria de Vinicius Ribeiro/PDT, e foi aprovado, por unanimidade, da Casa.
O vereador Vinicius Ribeiro/PDT representou o Legislativo na cerimônia. Citando o Movimento dos Escoteiros e das Bandeirantes, salientou que o Escotismo e o Bandeirantismo têm, como missão, ajudar crianças e jovens a alcançarem o ápice do potencial humano, sempre voltado para o futuro. Estou há 26 anos no Movimento Escoteiro. Ele sempre fez parte da minha vida. Por isso, agradeço imensamente, pois não imagino a mim, e nem a sociedade, sem os valores que integram o Escotismo, afirmou.
O parlamentar repercutiu aspectos da trajetória e das atividades dos grupos homenageados, lembrando, ainda, que, nesta sexta-feira (6), é comemorado o Dia do Chefe Escoteiro. Durante a cerimônia, o chefe José Ferreira Machado foi homenageado pelos 68 anos de atividade no movimento. Machado é o mais antigo escoteiro em atividade, na América Latina.
A coordenadora geral do Núcleo de Bandeirantes Irmão Bonifácio, chefe Agnes Fernanda Pacheco, expôs que o desejo dos fundadores do Movimento Escoteiro, de criar a cidadania por meio da integração de meninos e meninas de todos os povos, acontece na cidade. Segundo ela, o 26º Distrito Escobande, ao qual pertence Caxias do Sul, é um dos poucos no Estado a trabalhar os dois movimentos, escoteiros e bandeirantes, de forma integrada.
A comissária distrital Vera Maria Roth dos Santos, em nome do 26º Distrito Escobande, emocionada, falou sobre os 100 anos do Movimento Escoteiro no Brasil: Não tenho dúvida de que o Movimento Escoteiro é e será semente numa sociedade que, realmente, precisa de nós.
O procurador-geral adjunto do município, Victório Giordano da Costa, fez o pronunciamento em nome do Poder Executivo. Disse que escoteiros e bandeirantes marcam por fazerem o bem, sendo guias para muitas pessoas. Temos que parabenizar essas instituições, guiadas pelo caráter e pelas boas ações, observou.