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Ainda sobre a discussão acerca das gratuidades do transporte coletivo, na sessão desta terça-feira (27), Elói Frizzo/PSB disse acreditar que, no âmbito nacional, Caxias do Sul é modelo na gestão do transporte público, inclusive, por propor uma licitação específica para isso. Considerou que houve avanços, também, na Câmara Municipal, já que, em 2009, o Legislativo aprovou reformulações nas leis que regem o transporte.
O vereador discordou dos comentários, de que há a intenção de acabar com as gratuidades para os idosos.
Elas se enquadram num projeto de inclusão social. Por isso, devem ser usadas, apenas, por quem precisa. Concordo com o diretor da Visate, precisa haver um critério de renda para a concessão dessas gratuidades, já que o custo delas recai sobre a massa trabalhadora, comentou.
Quanto às tarifas, Frizzo apontou, como problema, a tabela do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (GEIPOT), modelo utilizado para o cálculo, ainda na década de 1970. Além do mais, a Secretaria dos Transportes não dispõe de capacidade técnica para comprovar os dados de custos apresentados pela empresa, disse.