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O Diretor Geral da SMTTM Jorge Spinelli Dutra, apresentou o estudo realizado por técnicos da pasta no que se refere ao panorama do novo sistema. Ele destacou que o projeto prevê a extinção do sistema de linhas centro-bairro e institui linhas alimentadoras com pontos de transbordo e linhas tronco. Como hoje funcionam as linhas ditas coloridas, a linha Interbairros e Cinquentenário.
Dutra destacou que o projeto prevê principalmente a construção de dez Estações Principais de Integração/EPI, sendo uma para integração do trem. Uma das vantagens será a diminuição da circulação de linhas num mesmo local e o usuário poderá atravessar a cidade com uma tarifa.
O Engenheiro Juliano De Ros da SMTTM falou do término do contrato com a VISATE em 2010 e apontou supostas situações como a entrada de duas empresas de transporte na cidade. Ele demonstrou por meio de pesquisas realizadas que as tarifas de ônibus não diminuiriam. Teria que haver uma câmara de compensação para gerenciar as tarifas diferenciadas, quanto mais serviços mais despesas.
O Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Vinicius De Tomasi Ribeiro afirmou que o sistema de transporte coletivo não é uma questão de governo mas, de administração pública. E, apresentou possíveis cenários de renovação com a VISATE, encerramento de contrato, renovação ou renovação parcial destacando prós e contras nas situações. O que vai prevalecer é a opinião coletiva, o conjunto da administração com o Poder Legislativo e a comunidade.
O Presidente da Comissão, Vereador Mauro Pereira/PMDB, informou que a VISATE também será chamada para debater o assunto.
No encontro, também estiveram presentes os Vereadores Ana Corso/PT, Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Geni Peteffi/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Harty Moises Paese/PDT, Pedro Incerti/PDT e Renato Nunes/PRB.