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O vereador Pedro Incerti/PDT apresentou mudanças previstas para a 1ª etapa do projeto de trânsito SIM Caxias (Sistema Integrado de Mobilidade), na plenária do Parlamento caxiense desta quarta-feira (13/04). O começo da aplicação prática do sistema, coordenado pela prefeitura municipal e que busca qualificar o transporte coletivo urbano, ocorre no próximo sábado (16/04) e envolverá o eixo Leste-Oeste.
Uma das alterações começará com a inclusão da Linha Troncal (TR01), que fará o trajeto da Estação Principal de Integração (EPI) Floresta até a EPI Imigrante, circulando na área central pelas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. De acordo com Incerti, na manhã de hoje (13/04), os vereadores puderam acompanhar uma demonstração do percurso entre as EPIs.
A primeira fase do SIM vai abranger 17 linhas, num universo de 40 mil usuários. Elas entrarão em funcionamento, obedecendo ao novo modelo, de forma gradativa: primeiro as linhas Desvio Rizzo, Jardim da Lagoa, Santa Tereza, Parque das Rosas, Cruzeiro, Bela Vista e Planalto/Santos Anjos; depois as demais linhas Forqueta, Cidade Nova, Cidade Industrial, Reolon/Mariani, Verona, Planalto/São Vitor, Vila Leon, Vila Mari, Vitória e De Zorzi/São Luiz/Campos da Serra.
Incerti informa que, na Linha Troncal, serão 22 novos ônibus, identificados com a cor vermelha. Há ônibus de 23 metros de comprimento, com capacidade de até 175 passageiros. “Os gestores públicos preocupados com o trânsito têm priorizado o caráter coletivo do transporte”, pontuou Incerti, lembrando que a frota de veículos de Caxias do Sul (cidade com cerca de 475 mil habitantes) já chega a aproximadamente 290 mil veículos.
Para estimular o uso do transporte coletivo, o vereador ressalta que o SIM Caxias trará mais qualidade ao sistema, maior frequência de linhas e mais possibilidades de integração por meio de uma única tarifa. “É uma mudança que precisa do apoio dos usuários, pois, no final, são os passageiros que ganharão tempo”, destaca Incerti.
O pedetista também especificou o fluxo que será adotado e algumas novas denominações que marcarão o processo. “O usuário embarcará na linha alimentadora, que vem do bairro e segue até a EPI, onde entrará numa linha troncal (que passará pelo centro) ou numa linha coletora. As linhas coletoras já funcionam hoje, percorrendo as perimetrais, e seguirão fazendo o mesmo trajeto”, esclarece Incerti.
Quanto às paradas, o parlamentar explica que, nos corredores das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, haverá embarque/desembarque exclusivo para as linhas TR01, Coletoras e L02 (Salgado Filho/Ana Rech). Essas estações estão identificadas com a cor azul e terão placa com o nome atribuído.
O petebista Zoraido da Silva/PTB disse que saiu animado da simulação que acompanhou nesta manhã. “No início, poderá haver alguma dúvida, mas, com o passar do tempo, este modelo se transformará num exemplo”, confia o vereador.