Voltar para a tela anterior.
Na noite desta terça-feira (08), foi entregue ao professor, compositor, poeta e músico Mario Michelon o título de Cidadão Caxiense, na Câmara de Vereadores.
A homenagem, de autoria do Vereador Mauro Pereira/PMDB, foi aprovada por unanimidade na Sessão ordinária de 31 de março.
Mauro Pereira disse estar orgulhoso por discursar em nome do Legislativo. Lembrou que a Solene acontece no dia do aniversário do homenageado. O Vereador resgatou a biografia de Michelon, com ênfase em suas realizações e premiações artísticas. Citou ainda comentários positivos feitos pela imprensa sobre o homenageado.
Sem dúvida um homem talentoso, que tem pautado sua vida na dedicação profissional e no florescimento da nossa cultura. Essa homenagem, aprovada por unanimidade da Casa, representa uma justa homenagem à Mário Michelon.
O Deputado Estadual Cassiá Carpes, representando a Assembleia Legislativa, com belas palavras definiu o homenageado como uma pessoa de uma brilhante trajetória. Homenagear é fácil, mas escolher as pessoas é difícil. Temos que valorizar quem sempre está ao nosso lado. Principalmente uma pessoa como o Mario que se sobressai no âmbito cultural. A assembleia se sente honrada de poder estar aqui.
Emocionado, o homenageado agradeceu o apoio incondicional da família, bem como de todas as pessoas com quem atua, direta e indiretamente, na realização das atividades artísticas e culturais.
Agradeço à Deus, pela vida, e ao Legislativo, por legitimar, por meio desse título, o profundo amor que sinto por essa cidade. Embalado pela emoção, me sinto como uma locomotiva acelerada nessa terra. Sempre que falar de Caxias, terei na boca palavras de apreço e gratidão. Muito obrigado.
Representando a Prefeitura de Caxias do Sul, o Vice-prefeito Alceu Barbosa Velho relatou um breve histórico do homenageado. Ele é protagonista de quatro Festas da Uva. Eu acredito que A Alegria de Estarmos Juntos, foi grande sucesso, que ficou marcado na cidade. A maior característica dele é a humildade e a humildade é dos sábios. Alceu ainda afirmou que Mario é um acervo cultural humano de Caxias do Sul.
Mario Michelon nasceu no dia 08 de junho de 1944, na cidade de Antônio Prado. É casado com Osvalda Michelon com quem tem três filhos: Mario Michelon Junior, Marcelo Michelon e Gabriela Michelon.
Em 1970, começou na atividade artística, integrando o Coral da UCS. Um ano após, conquistou o primeiro lugar no Festival Viva a Juventude, numa promoção do Rotary Club de Farroupilha. Durante 10 anos fez parte do Coro de Professores da 4ª DE, colaborando no lançamento de um LP em homenagem ao Centenário da Emancipação Política de Caxias do Sul.
Na 2ª e 3ª Edições da Antologia Caxiense de Poetas, figurou como Destaque Especial. Em 1987, iniciou uma trajetória em festivais tanto de cunho nativista quanto de cultura italiana, com a parceria de excelentes músicos e intérpretes.
Dentre inúmeras atividades voltadas à cultura, o professor colaborou nas filmagens de O Quatrilho, em 1994, e, em 1995, integrou o elenco da encenação do grandioso espetáculo Migração da Luz (Colégio São Carlos).
Foi distinguido com o troféu Destaque Comunitário, em 1999, numa promoção do Jornal Imigrante. Em 2000, publicou a 1ª edição da coletânea de canções italianas: Il Piacere Di Cantare e o CD Amore Mio.
Foi produtor artístico do CD Festa da Uva 2000 e 2002, incluindo a autoria da música tema "Mulher imigrante: graça, força, inspiração...", que foi composta em parceria com Eduardo Zanrosso (arranjos e gravação: Banda Mr. Medley). Michelon também é autor dos temas das últimas três edições da Festa da Uva.