Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão diz que a Câmara caxiense tem de ser espaço dos debates da sociedade

O parlamentar também defende que a bancada do PT tenha a possibilidade de presidir comissões permanentes da Casa


O vereador Rodrigo Beltrão/PT disse que a Câmara Municipal de Caxias do Sul tem de ser o espaço dos debates da sociedade. Durante a plenária desta terça-feira (04/08), o parlamentar também defendeu que a bancada do PT tenha a possibilidade de presidir comissões permanentes da Casa. O petista se manifestou em torno de tais temas após o vereador Renato Nunes/PRB ter falado sobre a produtividade da Câmara, assunto abordado pelo presidente Flavio Cassina, na semana que passou.

Na ótica de Beltrão, a Mesa Diretora tem papel preponderante no andamento da Casa e de sua respectiva produtividade. O parlamentar criticou o plenário por ter aprovado, recentemente, um projeto sobre a atualização inflacionária dos subsídios do prefeito, do vice e de secretários municipais. Outra crítica lançada pelo petista diz respeito ao fato de a bancada do PT não ter vereador presidindo alguma comissão permanente. Beltrão também afirmou em tom de crítica que projetos de autoria do Executivo têm tramitado com rapidez em relação a outras propostas e demandas da comunidade. "A grande responsabilidade da Mesa Diretora é induzir a pauta política. O que tem de ter aqui é um debate real do que se vê na sociedade", acrescentou Beltrão.

Em aparte, o parlamentar Jaison Barbosa/PDT pontuou que tem trabalhado bastante pela comunidade, por meio de projetos e ações. Nesse sentido, comentou que as cobranças sobre produtividade não lhe cabem.

Outro assunto trazido ao plenário pelo vereador Rodrigo Beltrão e abordado em declaração de líder no grande expediente foi sobre as possibilidades de o governo municipal reduzir custos, nesta época em que a cidade e o país passam por uma crise econômica. Ele sugeriu ao prefeito Alceu Barbosa Velho enxugar a máquina pública, a partir, por exemplo, do corte de cargos em comissão (CC) no Orçamento Comunitário. Conforme o petista, há, hoje, 23 CCs nesse setor. Para auxiliar os moradores na geração de emprego e renda, o parlamentar entende que a prefeitura deveria incentivar a formação de grupos de economia popular e solidária e contratá-los para serviços que a lei permite.

Em aparte, o líder de governo no Legislativo, vereador Pedro Incerti/PDT, contrapôs Beltrão e orientou o petista a remeter sugestões ao governo federal. Para Incerti, a administração Dilma Rousseff é a responsável pela atual crise que afeta o povo brasileiro. Já o parlamentar Gustavo Toigo/PDT elogiou o Ministério Público Federal, que tem atuado no combate à corrupção.

 

04/08/2015 - 19:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo