Voltar para a tela anterior.
A Câmara de Vereadores promoveu sessão solene em comemoração aos 35 anos da Associação dos Clubes de Mães de Caxias (ACMCS).
Segundo a proponente da homenagem, Denise Pessôa/PT, os clubes de mães sempre foram parceiros do Legislativo. Acredito que em Caxias não exista uma entidade de mulheres tão abrangente quanto à ACMCS. Denise comentou ainda aspectos históricos e princípios de trabalho dos Clubes de Mães no município. Parabenizo às associadas, mães que dedicam tempo, carinho e amor em atividades de desenvolvimento humano. Com elas aprendemos a dimensionar o amor pela vida.
A presidente da Associação de Clube de Mães, Marlene Panazzolo, agradeceu a homenagem. Nosso trabalho é feito com dedicação, e o reconhecimento da realização de um eficiente trabalho voluntário e em campanhas de conscientização nos engrandece.
Marlene salienta que, em muitas comunidades, é graças ao clube de mães que benefícios sociais são conseguidos. Os clubes propiciam que muitas mulheres abram seus horizontes, tomando conhecimento dos seus direitos como esposas, mães e cidadãs.
Para a Primeira dama Maria Helena Sartori, que na ocasião representou o Poder Executivo, o mérito dos clubes é, desde o seu início, terem se preocupado com a condição das mulheres, cujo movimento gerado nessas entidades resulta em benefícios para a comunidade. A disposição empregada nas atividades por essas mulheres, bem como a parceria delas com a sociedade é fundamental.
A Deputada Marisa Formolo, representando o presidente da Assembleia Legislativa Giovani Cherini, salientou a participação das mulheres na política. Quero homenagear minha mãe e as mães de muitas das presentes aqui, que iniciaram o movimento em Caxias. Resgatar os direitos das mulheres por meio dos clubes é também resgatar a humanização da sociedade.
A ACMCS, fundada dia 8 de maio de 1975, é uma associação sem fins lucrativos e sem renda fixa. Atende aproximadamente 90 clubes de mães localizados nos bairros e distritos de nossa cidade, e conta com aproximadamente três mil associadas.
Ao longo de 35 anos de trabalho, os clubes de mães nunca desistiram de sua meta, valorização e aperfeiçoamento pessoal, familiar e comunitário da mulher, capacitando-a a exercer suas funções de esposa, mãe, dona de casa e cidadã, por meio de programas de formação, promovendo a convivência e a sociabilidade, despertando a consciência da responsabilidade social. Com esse objetivo são realizadas inúmeras atividade cívicas, recreativas, culturais, sociais e assistenciais como: campanhas, cursos, palestras, convênios, seminários, encontros, passeios, festas, dentre outros.