Voltar para a tela anterior.
Os cem anos do Recreio da Juventude foram motivo de celebração, na sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (29/11), no plenário da Casa. Com mais de 16 mil associados ativos, o clube recebeu o reconhecimento pela sua atuação no desenvolvimento da cidade. O 2º vice-presidente do Legislativo caxiense, Francisco Spiandorello, conduziu a cerimônia.
Sócio do clube há 35 anos, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT fez o pronunciamento do Legislativo. Contou um pouco da história do clube, fundado em 28 de dezembro de 1912. Enfatizou o papel ativo das mulheres. Em 1927, elas ocuparam mais espaço na agremiação, por meio do Edem Juventudista, que realizava atividades sociais, culturais e beneficentes com a categoria feminina, salientou.
Após receber a placa de homenagem da Câmara, o presidente do Recreio da Juventude, Ademir Somavilla, ressaltou que, desde 1947, na gestão do presidente Afonso José de Almeida, o clube se encontra na mesma sede social. Os 29 jovens fundadores inspiraram cada um dos presidentes que conduziram a agremiação, observou. Para ele, a trajetória da instituição remete à própria história de Caxias do Sul.
O secretário de Governo Municipal, Victório Giordano da Costa, transmitiu os cumprimentos do prefeito José Sartori e apontou para o papel de protagonista do Recreio da Juventude, no cotidiano local.
Com 250 mil metros quadrados de área de lazer, o clube também possui uma sede campestre. Ela proporciona atividades esportivas e sociais. Conta ainda com salão social, na Rua Pinheiro Machado, onde festas e encontros da sociedade caxiense são realizados.