Voltar para a tela anterior.

Daiane Mello critica fechamento do CEMAPE e do CINEDE e falta de atenção a pessoas com autismo

A vereadora apontou, em aluguéis, o desperdício de R$ 72.640 desde 15 de dezembro passado


O fechamento do Centro Multiprofissional de Atendimento Pedagógico (CEMAPE) e do Centro de Intervenção Educacional Especializada – CINEDE foi alvo de críticas da vereadora Daiane Mello/PL, na sessão ordinária desta quarta-feira (23/04). A parlamentar apontou, em aluguéis, desde 15 de dezembro passado, o desperdício de R$ 72.640, cujo custeio compete à rubrica da Secretaria Municipal da Educação. Conforme detalhou, os pagamentos persistem mesmo sem que haja o fornecimento dos serviços ao público-alvo. Relatou que nem as famílias foram contatadas desde então.

De acordo com a liberal, o CEMAPE funciona como centro de aprendizagem para quem tem transtorno no aprendizado, estudantes estrangeiros e os com altas habilidades. No caso do CINEDE, está voltado para alunos com o transtorno do espectro autista das escolas de Ensino Fundamental do município. “Os serviços foram organizados e colocados em prática no ano passado. Imagens dos espaços e depoimentos de profissionais envolvidos foram utilizados durante a campanha eleitoral, pela chapa de situação”, comentou.

A vereadora contou que a mobília daqueles centros se encontra no almoxarifado da secretaria, sendo que a titular da pasta não teria cumprido com a promessa de retomada das atividades. “A atenção aos autistas precisa ser individualizada. A expectativa era de que o centro somasse 500 atendimentos mensais”, disse. Ela também cogitou recorrer ao Ministério Público, para buscar soluções ao impasse.

Daiane referiu, ainda, recente estudo, divulgado pelo governo gaúcho, pelo qual Caxias do Sul figura na segunda posição entre os municípios com o maior número de registros de autismo no Estado. Atrás somente de Porto Alegre, são 1.550 cidadãos autistas identificados em solo caxiense.

Compartilharam das preocupações da colega os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Claudio Libardi/PCdoB, Hiago Morandi/PL e Rose Frigeri/PT.

23/04/2025 - 17:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo