Voltar para a tela anterior.

Vereador Capitão Ramon propõe nova audiência na câmara sobre transporte público

Vereador Capitão Ramon/PL esteve presente na 32ª Sessão Ordinária, onde enalteceu a importância do Requerimento 47/2025 e relembrou sua visita à Marcopolo


O vereador iniciou sua fala parabenizando sua colega de partido, Daiane Mello, pela proposição do Requerimento 47/2025, que visa receber informações do executivo acerca da estrutura e atendimento à estudantes com deficiência na rede municipal de ensino, garantindo fiscalização e proposição de melhorias: “O requerimento é de extrema importância. Eu já visitei 9 escolas municipais, e praticamente 10% dos alunos possuem algum transtorno e, nós, precisamos de profissionais para cuidar bem desses jovens, porque no futuro serão cidadãos caxienses. Como tudo na vida, quando a gente previne, temos menores custos no tratamento futuro.” - levantou o parlamentar.

Ao citar uma visita na sede da Marcopolo, que ocorreu duas semanas antes, o vereador fez um paralelo com o tratamento que acontece em um dos setores da empresa “Eu lembro que lá na Marcopolo, tinha um setor de pessoas com deficiência. Quando entramos no setor, até mesmos os próprios diretores falaram: “Esse é o setor mais feliz da empresa.” Pois é ali que o jovem se sente valorizado, onde ele coloca todo o seu conhecimento técnico- profissional para execução daquele trabalho.” - relembrou o vereador.

Uma medida de solução proposta pelo vereador é de realizar a contratação das mães de crianças portadoras de deficiência, prestando dessa forma, o ensino adequado: “Podemos contratar as mães dessas crianças, após prestarem uma formação adequada. Quem é melhor para cuidar dessas crianças do que as próprias mães? Está aí uma oportunidade de melhoria, afinal, muitas dessas mães não conseguem nem trabalhar, se dedicando exclusivamente, ao cuidado de seu filho. Dessa forma, ela irá nos auxiliar, cuidando também de outras crianças.” - sugeriu o parlamentar.

Outro ponto que o vereador voltou a debater, foi o transporte público, buscando melhorias para o nosso município, ele sugeriu um novo modelo: “O jeito que está (transporte público) não está bom. Então aqui faço uma solicitação: por que não podemos fazer o modelo de transporte público integrado? Eu vejo os estudantes usando o sistema de Viação Santa Tereza, e outros utilizando o transporte escolar; por que não fazemos um sistema integrado? - questionou o vereador.

Ao fazer um paralelo entre o transporte público e a segurança, o parlamentar solicitou a realização de mais uma audiência pública para debater-se o tema, tendo em vista a falta de sucesso da anterior: “Quando a gente protege um jovem, por meio do transporte público, o afastando das ruas, trazemos segurança para ele, para sua família, evitando a preocupação do familiar. Dessa forma, ele pode render ainda mais no seu trabalho, produzindo mais. Então, devemos trazer mais uma vez para essa casa, a discussão sobre o transporte público. Aqui, solicito ao vereador Alexandre Bortoluz/PP, presidente da comissão, que faça mais uma vez, uma audiência pública, pois na última realizada, tiveram poucas pessoas e não houve soluções.” - pontuou o parlamentar.

23/04/2025 - 16:20
Gabinete do vereador Capitão Ramon/PL
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo