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O Legislativo caxiense, por maioria (12 X 5), na sessão ordinária desta quinta-feira (27/03), autorizou o município a custear a vinda de uma locomotiva a vapor e do respectivo tender (vagão). Assinado pelo Executivo, o projeto de lei (PL) 38/2025 detalha a operação, que estipula possíveis danos a serem ocasionados nas dependências da ULBRA/Canoas, onde estão o veículo e o vagão. Eles serão posicionados nos trilhos do Largo da Estação Férrea, no Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Agora, a matéria seguirá para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.
A Prefeitura espera impulsionar o turismo local por meio de um resgate histórico da passagem do trem sob os trilhos. Acredita que a iniciativa contribuirá com a valorização do patrimônio ferroviário. “A vinda da locomotiva pode ser significativa para a comemoração dos 150 anos da Colonização Italiana no Brasil, visto que a chegada do trem em Caxias do Sul, em 1910, foi um marco importante para a economia e para o desenvolvimento do município”, descreve.
Na discussão de hoje, o vereador Elói Frizzo/PSB informou que, conforme a Prefeitura, apesar de uma previsão de até R$ 509 mil para custear eventuais danos na ULBRA/Canoas, a expectativa é de gastar, no máximo, a metade. “É uma iniciativa que dialoga com o turismo. Os reparos partirão de projetos de leis de incentivo, e não do cofre do município”, garantiu.
A vereadora Sandra Bonetto/NOVO, porém, pediu mais transparência. Ela sustentou que, ao não informar valores na redação do PL 38/2025, ficou margem para o Executivo arbitrar a quantia a ser dispendida. “Não adianta só trazer o trem. A Estação Férrea também precisa de um museu, de uma biblioteca. Falta clareza sobre o aproveitamento do veículo, sendo que só o restauro dele poderá custar em torno de R$ 3 milhões”, analisou a parlamentar.
Na mesma linha da colega, a vereadora Estela Balardin/PT ponderou que já houve a retirada de R$ 800 mil do Fiesporte, programa de financiamento ao esporte local. “Não há discriminação dos valores de restauração, do translado, entre outros. Além disso, não existe comprovação de que o referido trem teria operado em Caxias”, observou.
O líder do governo municipal na Casa, vereador Daniel Santos/REPUBLICANOS, contou ter participado da vistoria ao trem. “Existe estudo a partir de um jornal de 1924 que, de cinco trens daquela época, um teria feito o trajeto entre Caxias e Montenegro. Pela cotação atual, o veículo está avaliado em R$ 44 milhões”, disse.
PROJETO DE LEI nº 38/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Não Votou
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Não Votou
DAIANE MELLO PL Não
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Não
HIAGO STOCK MORANDI PL Não
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Não Votou
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELLES PL Não
ROSELAINE FRIGERI PT Não Votou
SANDRA BONETTO NOVO Não
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Presente