Voltar para a tela anterior.
O vereador Capitão Ramon/PL voltou a defender em plenário a implantação do bilhete único no transporte coletivo urbano de Caxias do Sul. No grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (27/03), o liberal questionou a negativa do Executivo dada por meio de resposta a uma indicação de sua autoria tratando do assunto. Conforme o parlamentar, cidades brasileiras como São Paulo, Rio de janeiro e Curitiba já contam com essa alternativa.
Da tribuna, Capitão Ramon mostrou cópia do contrato de concessão entre o município e a Viação Santa Tereza (Visate) e destacou que o documento abre possibilidade para a prefeitura alterar, a qualquer tempo, a forma de pagamento.
“Então, cabe ao Executivo legislar sobre o assunto. A Visate atende ao contrato. A minha crítica vai para a Secretaria de Trânsito porque é ela que regulamenta isso. Por meio dela, é que o serviço melhora”, enfatizou, questionando o motivo de Caxias do Sul não adotar o bilhete único, tema de projeto com sua assinatura.
Segundo o liberal, 90 mil pessoas fazem uso do transporte público diariamente na cidade e o bilhete único seria uma forma de reduzir os custos aos cidadãos. O vereador também cobra mais qualidade, com acréscimo de linhas e horários. Ele observa que as pessoas acabam recorrendo ao transporte por aplicativo em razão da demora dos ônibus, principalmente nos bairros.
Capitão Ramon rejeita o posicionamento da prefeitura, que alegou não conseguir instalar esse modelo tarifário. Ele pede uma justificativa e disse que não vai abandonar o assunto até não ver avanços na prestação de serviço à população. “Todos os dias, vou vir à tribuna para falar do transporte público. Precisa melhorar, pois, do jeito que está, não pode continuar”, finalizou o parlamentar.