Voltar para a tela anterior.
Em declaração de líder na sessão de quarta-feira (26), o vereador Édio Elói Frizzo (PSB) fez um importante resgate da atuação da administração municipal em 2020, destacando a gestão no enfrentamento à pandemia de COVID-19 e o papel da Universidade de Caxias do Sul (UCS) na saúde local. Frizzo relembrou com orgulho a liderança da cidade, em conjunto com o prefeito na época Flávio Cassina, na batalha contra a pandemia, que resultou em um número significativamente menor de óbitos em comparação com outras cidades de porte médio do Brasil. Ele afirma que em Caxias, conseguiram montar uma grande equipe de enfrentamento, com mais de 30 UTIs nos hospitais e a união de diversos setores da sociedade, como hospitais, laboratórios e entidades. Por isso o município teve um desempenho excepcional, destacou Frizzo, mencionando o trabalho conjunto com a Câmara de Indústria e Comércio, Sindicato patronal metalúrgico, a Universidade de Caxias do Sul
Ao falar sobre a postura técnica adotada, Frizzo afirmou que, enquanto outras cidades se dividiram em debates ideológicos sobre medicamentos, como a cloroquina e ivermectina, Caxias do Sul se concentrou em ações concretas para salvar vidas. Ele ressaltou a parceria com hospitais como o Pompéia e o Geral, garantindo o bom atendimento e saudou também a equipe da Secretaria da Saúde.
O ex-vice-prefeito também abordou o esforço financeiro da prefeitura durante a pandemia, destacando que, Caxias do Sul redirecionou recursos municipais para a saúde e interrompeu obras para priorizar a vida da população. "Não faltaram recursos, mas fizemos nossa parte, destinando uma grande parte do orçamento para a saúde", afirmou.
Frizzo também mencionou a grande contribuição dos alunos da UCS, com a realização de 55 mil horas de estágio em cinco anos com a UCS no comando da UPA Zona Norte, envolvendo 3.869 alunos que prestaram serviços à comunidade e ajudaram a formar novos profissionais para a cidade. "Esses dois assuntos — o enfrentamento da pandemia e a parceria com a UCS — são marcas da gestão que fizemos na prefeitura e que considero corretas", afirmou o vereador.
Por fim, Frizzo lamentou a recente decisão judicial que encerrou a parceria entre a prefeitura e a UCS na administração da UPA Zona Norte e ao final do mês de março à UPA Central, afirmando que a saída da Universidade foi uma grande perda para a cidade.