Voltar para a tela anterior.
A vereadora Marisol Santos/PSDB utilizou a tribuna da sessão ordinária desta quarta-feira (26/03) para divulgar o projeto Insulife, que tem como objetivo propagar informações sobre a Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) à sociedade. A iniciativa foi desenvolvida por cinco amigos de Farroupilha: Luciana Cioto, Soninha Taparo, Antônio Carlos Forest e Rodolfo Pietra. A tucana destacou que o gabinete dela tem contribuído com ações voltadas às crianças e adolescentes que possuem a doença, em parceria com outras ações voltadas ao tema.
Ela contou que o projeto arrecada insulinas, cujo material é posteriormente transformado em canetas esferográficas. Marisol explanou que, em 2024, enquanto era presidente da Câmara Municipal, recebeu uma visita do grupo, que distribuiu as canetas nos setores e gabinetes da Casa. A partir da tribuna, ela mostrou aos presentes o objeto e divulgou uma matéria que foi ao ar na RBS TV, que explica como o projeto foi criado e como é realizada a transformação do material.
Parabenizou a iniciativa e informou que o projeto está recebendo doações de vários estados do país para a confecção de mais canetas que estão sendo distribuídas nas escolas públicas de Farroupilha. Destacou que a ideia é que futuramente também sejam distribuídas nas escolas do município para que cada vez mais o assunto seja repercutido e entendido pela população.
Em aparte, o vereador Claudio Libardi/PCdoB parabenizou a vereadora pela discussão e propagação do tema e questionou se o objeto está à venda. Marisol respondeu ao colega que o propósito é que as canetas sejam compartilhadas sem nenhum custo em cima. “Não tem a venda, a ideia é que realmente seja feita a distribuição e que tenha esse entendimento que é tão bonito. Eles têm um lema: ‘Para que possa se escrever novas histórias’, e essa é a ideia”, frisou a parlamentar.
Ela finalizou deixando o seu gabinete à disposição para arrecadar insulinas que seriam descartadas para serem repassadas aos integrantes do projeto.