Voltar para a tela anterior.

Projeto Proteção é apresentado na Câmara Municipal

Além da iniciativa, os serviços SEST SENAT foram divulgados por Gabriela de Azevedo


A representante do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Gabriela Farias de Azevedo, discursou na tribuna do Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (26/03). Coordenadora de Promoção Social, a profissional ocupou o espaço do acordo de lideranças, a pedido da bancada do NOVO na Casa, para explanar sobre o Projeto Proteção e apresentar os serviços do SEST SENAT à comunidade.

No caso do Projeto Proteção, trabalha o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele é uma iniciativa do SEST SENAT em parceria com Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, e busca desenvolver ações de conscientização da sociedade, pela proteção de crianças e adolescentes, contra a exploração sexual. Os membros do programa promovem palestras e ações de sensibilização e de orientação, explicando onde é possível fazer denúncias e como fazê-las. O projeto existe por causa da dura realidade do país, já que, a cada hora, em torno de seis crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual, e apenas 8,5% dos casos são denunciados, lamentou Gabriela.

A representante destacou que Caxias do Sul está entre as 10 cidades do país que mais possuem pontos de vulnerabilidade para a exploração sexual da juventude. Em relação às crianças e aos adolescentes, além de estarem em condição de desenvolvimento, tanto físico como psíquico, são explorados sexualmente por quem deveria protegê-los, relata.

Gabriela também explicou detalhes sobre o SEST SENAT, que, no Estado do Rio Grande do Sul, possui 14 unidades, e no Brasil inteiro, 170, impactando 5.310 municípios, o que abrange mais de 97% do país. Ao divulgar as frentes em que atuam, ela citou as áreas da saúde, do esporte, do lazer e da qualificação profissional, e contou que possuem vários serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Segundo a representante, em 2024, foram realizados mais de 28.393 atendimentos e entregues mais de 48.892 horas de aulas dadas.

Para o ano de 2025, a coordenadora de promoção disse que o calendário está repleto de iniciativas. “Temos muitas atividades dentro do esporte e lazer, cultura e campanhas temáticas, como, por exemplo, uma corrida já programada”, exemplificou.

26/03/2025 - 13:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo