Voltar para a tela anterior.
O requerimento 34/2025 foi debatido e aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (25/03), durante a sessão ordinária do Legislativo caxiense. De autoria coletiva, o texto solicita a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Coletivo Público de Qualidade. Os principais pontos abordados pelos parlamentares foram relacionados à demora e à falta de ônibus para atender aos bairros e loteamentos da cidade.
Durante a leitura do ofício, o vereador Elói Frizzo/PSB, principal proponente da matéria, abordou a necessidade de Caxias do Sul possuir um sistema público e gratuito de meios de locomoção, por ser um direito essencial de cada cidadão. Entretanto, observa que o transporte enfrenta diversos desafios em razão do alto valor das tarifas, da falta de qualidade e de manutenção de frotas, da carência de melhor acesso e eficiência dos serviços prestados. Além do socialista, assinam o documento os parlamentares Aldonei Machado/PSDB, Andressa Marques/PCdoB, Claudio Libardi/PCdoB, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Tenente Cristiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB.
Na opinião de Frizzo, é preciso realizar discussões acerca do tema. Por isso, avalia que a criação da Frente Parlamentar trará benefícios à população, já que permitirá um espaço de diálogo entre os vereadores, comunidade, empresas concessionárias e órgãos responsáveis.
Em declaração de voto, Estela Balardin/PT destacou que o assunto não se refere apenas a um direito, mas sim a vários, pois transporte de qualidade influencia também no acesso à saúde e à educação, por exemplo. Conforme ela, em bairros mais afastados do centro da cidade, a população sofre com a falta da efetividade dos horários de ônibus.
“A gente precisa promover mais diálogos entres as pessoas e o poder público para que a realidade dos bairros esteja de acordo com as rotas desses ônibus”, defendeu a petista. Lucas Caregnato/PT também ressaltou que a demora dos ônibus é um problema constante para aos caxienses. “Não há justificativa plausível para que um ônibus demore 40 minutos para se deslocar da Avenida Itália até a Rua Sinimbu”, exemplificou.
Segundo Andressa Marques/PCdoB, o transporte coletivo tem de ser prioridade. Ela verifica que o município enfrenta muitos congestionamentos em horários de pico, justamente por terem muitos carros pelas vias. Para ela, os ônibus deveriam servir a todos, como ocorre em países mais desenvolvidos, onde os cidadãos deixam carros em casa e utilizam meios de locomoção públicos, que são de qualidade.
O vereador Capitão Ramon/PL lembrou ter apresentado, no dia 20 de janeiro de 2025, o projeto de lei (PL) 12/2025, que dispõe sobre a criação do bilhete único no sistema de transporte coletivo. Ele explicou que esse PL possibilita o pagamento de uma tarifa diária para utilizar os ônibus públicos quantas vezes o indivíduo quiser. De acordo com o liberal, muitos passageiros acabam tendo de utilizar aplicativos, já que o transporte coletivo, muitas vezes, demora a chegar. Daniel Santos/Republicanos alegou que o projeto citado pelo colega é inconstitucional, pela forma como foi construído.
A parlamentar Daiane Mello/PL também se manifestou positivamente a respeito da criação da Frente. Ela avalia que as reclamações da comunidade dizem respeito, principalmente, a ônibus que deixam de passar nos bairros e ao largo intervalo dos horários das linhas, o que acaba sendo um desafio no dia a dia da população.
DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 34/2025
Vereador – Partido – Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELLES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Não Votou
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim