Voltar para a tela anterior.
A vereadora Daiane Mello/PL esteve na tribuna, durante a sessão desta terça-feira (18/03), para compartilhar duas denúncias que registrou nos últimos dias. Uma delas refere-se à Brigada Militar (BM) e diz respeito a abuso de autoridade do qual foi vítima nas celebrações da vitória do Internacional no Campeonato Gaúcho de Futebol, domingo (16/03), próximo à Praça Dante Alighieri. A segunda denúncia trata da falta de zelo na Lagoa do Parque Oasis e foi encaminhada ao Ministério Público (MP).
Embora não torça para o time vitorioso, Daiane havia prometido ao sobrinho que o levaria para festejar na praça, em caso de vitória. De acordo com ela, o trânsito estava congestionado devido à quantidade de carros se direcionando ao centro da cidade, onde a Brigada Militar fazia a segurança. A liberal contou que, ao tentar atravessar a Rua Sinimbu, um policial começou golpear o carro solicitando que ela liberasse a passagem. Daiane Tentou sinalizar que não havia espaço para retirar o automóvel, porém foi ignorada e o policial abriu a porta do veículo, causando pânico aos passageiros, incluindo a filha de nove anos da vereadora.
Daiane considerou a atitude uma falta de organização e de responsabilidade por parte dos órgãos de segurança, tendo em vista a previsão de aumento na circulação de veículos e pessoas devido à final do campeonato. Após o episódio, a vereadora retornou ao local para coletar o número de identificação da viatura e registrou um boletim de ocorrência contra o agente.
As parlamentares Estela Balardin/PT e Rose Frigeri/PT solidarizaram-se com a colega e reforçaram que festas e comemorações em vias públicas devem ser controladas pelas autoridades, mas o espaço individual dos cidadãos deve ser sempre respeitado. Lucas Caregnato/PT, presidente da Câmara, demonstrou-se decepcionado com a irresponsabilidade do brigadiano, que, além de constranger a vereadora, deixou um mau exemplo às crianças no carro. Claudio Libardi/PCdoB disse que já presenciou ações positivas e negativas da Brigada em manifestações de torcedores. No caso das negativas, avalia que, se não forem evitadas, são ocorrências que ficam na memória da população. O tenente Cristiano Becker/PRD lamentou a situação, sugerindo que o agente seja punido pela infração.
Além do boletim de ocorrência sobre a BM, juntamente com os colegas Hiago Morandi/PL e Capitão Ramon/PL, Daiane realizou uma denúncia ao Ministério Público referente ao abandono da lagoa do bairro Parque Oásis. Segundo a parlamentar, o local está tomado por lixo e sujeira, além de apresentar risco à saúde e à segurança dos moradores, que não conseguem melhorar a situação, pois nem lixeiras são encontradas aos arredores da lagoa. Outro problema destacado é a falta de um responsável pelo patrimônio natural. Ela espera saber qual órgão tem atribuições sobre o espaço, para que seja responsabilizado pela manutenção. Hiago e Ramon cumprimentaram a colega de bancada por seu posicionamento e esperam que a situação seja resolvida.