Voltar para a tela anterior.

Presidente da Câmara participa da instalação do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional

O vereador Lucas Caregnato esteve na Assembleia Legislativa, para prestigiar o evento


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato/PT, participou, na tarde desta segunda-feira (17/03), em Porto Alegre, da instalação do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) para a gestão 2025/2026. O ato aconteceu na Assembleia Legislativa (AL/RS) gaúcha, sob a condução do presidente daquela Casa, deputado estadual Gilberto Pepe Vargas/PT, e do diretor do fórum, Ronaldo Zülke. O grupo de trabalho está à frente do chamado “Pacto RS 25: o crescimento é agora”.

De acordo com o chefe do Legislativo caxiense, é fundamental que Caxias se integre, ainda mais, às discussões sobre o desenvolvimento sustentável. O vereador Caregnato lembrou que, embora a pauta tenha ganho maior ênfase a partir das enchentes de maio de 2024, ele mesmo já vinha alertando sobre os perigos do desrespeito ao meio ambiente. “Outros países demonstraram como é possível garantir crescimento econômico sem desconsiderar a pauta ambiental”, ponderou.

O diretor do fórum afirmou que o principal objetivo passa pela busca de equilíbrio, entre gerar emprego e renda e cuidar da natureza, na medida em que se tornam mais frequentes, Brasil afora, fenômenos de enchentes, estiagens e queimadas. Informou que acontecerão quatro debates em Porto Alegre e outros nove eventos pelo Estado, baseados em quatro eixos: transição ecológica; sustentabilidade na indústria, no comércio e nos serviços; sustentabilidade na agricultura e na pecuária; desigualdades regionais e sociais.

Zülke explicou que os encontros irão até outubro, quando será feita uma sistematização do que foi produzido, para encaminhar à apreciação da própria Assembleia. A participação será presencial e digital.

Na mesma linha, manifestou-se o presidente da AL/RS. O deputado Pepe sustentou que o cenário requer atenção redobrada. Atentou que está em jogo salvar vidas, num momento em que há frequência de catástrofes climáticas.

O fórum conta com 82 inscritos, a partir de organizações da sociedade civil. Trata-se de integrantes de universidades, sindicatos, fundações, movimentos sociais; dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento); da Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul); da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul); da AGM (Associação Gaúcha de Municípios); da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).

A iniciativa abrange representantes destas áreas: instituições de Ensino Superior públicas, comunitárias e privadas; sociedade civil organizada; instâncias federativas constituídas; associações regionais de municípios; UVERGS (União dos Vereadores do RS); associações regionais de Câmaras Municipais do RS; bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Também são convidados: Poder Judiciário, Ministério Público Federal e Estadual, Tribunal de Contas do Estado e a Defensoria Pública do Estado.

17/03/2025 - 19:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo