Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno intermedeia reunião para ampliar recursos para a hemodiálise de Caxias e Região

Vereador esteve em Brasília durante a semana também para tratar de demandas das áreas de habitação, educação e assistência social


Nesta quinta-feira, dia 13 de março, comemorou-se o Dia Mundial do Rim. Em 2025, o tema da campanha será "Seus rins estão ok? Faça o exame de creatinina para saber!". De Brasília, onde cumpre agendas desde segunda-feira (10/03) em busca de recursos para diversas áreas do município, o vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT caxiense, trouxe uma ótima notícia para quem enfrenta uma maratona semanal para hemodiálise em hospitais públicos. No Ministério da Saúde, o parlamentar esteve com a CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde, Lara Vieira, e a diretora do Hospital Geral, Izar Behs, para tratar da ampliação da oferta do serviço de hemodiálise, destinação de mais equipamentos e aumento dos valores no custeio para o SUS. 

Em relação à hemodiálise, os hospitais Pompéia e Geral enfrentam um grande desafio no atendimento a pacientes que precisam do serviço. Referências para Caxias do Sul e os outros 48 municípios da região, as instituições de saúde passam dificuldades com o déficit de leitos e a defasagem na tabela de custeio do atendimento pelo governo federal. O encontro em Brasília teve também a presença do secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Nilton Pereira Junior, além da deputada federal Denise Pessôa/PT, que intermediou a reunião no Ministério da Saúde. O SAES é responsável pelo controle da qualidade e avaliação dos serviços especializados disponibilizados pelo SUS à população, além de identificar os serviços de referência para o estabelecimento de padrões técnicos no atendimento de urgência e emergência, atenção hospitalar, domiciliar e segurança do paciente.

O tema do encontro foi debater sobre a ampliação do teto financeiro destinado à hemodiálise, que não é ajustado há pelo menos seis anos, e a possibilidade da doação de 12 máquinas, que são alugadas pelo Pompéia desde a pandemia. Segundo Bueno, a falta de estrutura faz com que muitos pacientes fiquem internados para garantir o acesso ao tratamento, ocupando leitos que poderiam ser utilizados para outros casos mais graves. O Pompéia tem cerca de 30 máquinas de hemodiálise, porém 12 são alugadas desde a crise da pandemia. A doação dos equipamentos traria um alívio aos custos em manutenção da estrutura destinada aos serviços de hemodiálise. O Ministério da Saúde se comprometeu a analisar o aumento do repasse para o serviço e solicitou o cadastramento de propostas por parte dos hospitais para que novos investimentos sejam realizados. A expectativa é de que a demanda seja atendida após a elaboração e envio das propostas, fundamental para reduzir essa defasagem.

Além da questão da hemodiálise, Bueno também apresentou a proposta de implantação do projeto que criará o Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa, uma realidade em breve em Caxias do Sul e que terá sede no hospital Virvi Ramos. Assim como as demais demandas, o projeto também deverá ser cadastrado junto ao Ministério da Saúde para receber os recursos federais.

"Agradeço a atenção de sempre da deputada federal Denise Pessôa, que tem sido exemplar para atender os pleitos de Caxias do Sul e da região. Também reforçamos juntos aos deputados, incluindo Mauricio Marcon/Podemos, no que tange a busca de emendas para Caxias do Sul, principalmente para a saúde pública", comentou Bueno.

- Habitação
Rafael Bueno também cumpriu agendas para buscar recursos para a habitação. O secretário municipal da pasta, José de Abreu, o Jack, suplente de vereador pedetista, esteve nas reuniões sobre o sistema habitacional e ficou satisfeito com as informações obtidas. As agendas foram intermediadas pelo deputado federal Afonso Motta/PDT e também pela deputada Denise.

"Temos a possibilidade de trazer mais de 800 casas populares para Caxias do Sul", enfatizou Bueno. 

- Inclusão
No Ministério da Educação, Rafael Bueno reuniu-se com a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Patricia Rezende, e com o diretor de Educação Continuada, Cleber Vieira. Na pauta trataram da alfabetização de jovens e adultos, diversidade e inclusão. Também foi debatida a ampliação, reformas e recursos para a Escola Helen Keller, de formação continuada para a comunidade surda, e sobre a EJA, articulando o cadastramento do município junto ao programa "Brasil Alfabetizado", que dará bolsa de estudo aos alunos e custeará o educador.

13/03/2025 - 14:44
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo