Voltar para a tela anterior.

Andressa Mallmann denuncia caso de maus-tratos a animais

Durante a sessão ordinária desta terça (11/03), a vereadora contou sobre o caso de resgate de um cão, que foi afogado na Represa Dal Bó


Os maus-tratos aos animais foi o tema abordado por Andressa Mallmann/PDT, durante o grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (11/03). A vereadora explanou sobre uma denúncia feita pela parlamentar Daiane Mello/PL à ONG Sem Raça Definida, da qual Andressa faz parte. A queixa se tratava de um cão, já morto, que havia sido encontrado com as patas amarradas na Represa Dal Bó, no Bairro Fátima.

Na opinião da vereadora Andressa, faltam políticas públicas de direitos aos animais. “Aqui, na Casa Legislativa, precisamos fazer leis mais rigorosas em relação ao abandono, aos maus-tratos e à tortura”, defendeu. Além disso, a pedetista agradeceu à colega Daiane Mello/PL, que também estava presente durante o resgate, pois foi acionada pela comunidade.

Andressa relatou detalhes do resgate do corpo do cão, afirmando que os bombeiros foram acionados, mas optaram por não atender à ocorrência, alegando que o animal não estava dentro da água. Ao mostrar imagens do momento da busca, Mallmann disse que o cachorro parecia estar em cima da grama, mas se encontrava submerso, e lamentou não ter conseguido provar isso.

A Guarda Municipal acabou por atender à solicitação da ONG, e auxiliou na recuperação do animal, que, segundo laudo médico, morreu por afogamento. Durante a leitura do documento, Andressa apontou a necessidade de conhecer a gravidade da situação pela qual o cachorro passou. “Ele tinha o pelo com escoriações e sujidades, presença de avulsão na pele, ectoparasitas, além de sinais de desidratação e desgastes de inúmeros dentes”, descreveu.

De acordo com o laudo, o falecimento do animal ocorreu por volta das 18h do dia 7 de março, informou a pedetista. Dessa forma, Andressa pediu que fossem analisadas possíveis imagens de câmeras de segurança de locais próximos ao ponto em que o cão foi encontrado, para que se possa achar o autor do crime.

Em apartes, os vereadores Hiago Morandi/PL e Daiane Mello/PL elogiaram o trabalho da colega. Mello agradeceu a prontidão com a qual Andressa atendeu à solicitação de busca, e também à Guarda Municipal, que as auxiliou com rapidez. Hiago citou que também recebeu a demanda de resgate em seu Instagram e ficou tranquilizado ao ver que as colegas empenhadas no recolhimento.

 

--

11/03/2025 - 13:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo