Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 60 anos do Piquete Chaleira Preta

A solenidade aconteceu no início da noite desta quarta-feira, por iniciativa do vereador Aldonei Machado


Os 60 anos do Piquete Chaleira Preta foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada no início da noite desta quarta-feira (26/02), no plenário da Casa. A proposição coube ao vereador Aldonei Machado/PSDB e buscou reconhecer a contribuição da agremiação com a cultura local. Na condução da cerimônia, estava o presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato/PT. O secretário municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, representou o prefeito Adiló Didomenico. Ao término da solenidade, o acordeonista Gilney Bertussi executou as músicas “Bugio do Chaleira Preta” e “Doralícia”.

Coube ao vereador Aldonei se pronunciar em nome do Parlamento. Emocionado, lembrou que, hoje, dos fundadores, estão vivos Alencar Gomes Machado e Cedino Gomes Machado. “São amigos e companheiros, sempre prontos para ajudar nas lidas do Chaleira, sendo os pontos de referência para os ensinamentos profissionais, os quais buscavam melhorias e apaziguavam as desavenças. Nos locais por onde passaram, eram conhecidos pelo carisma e pela humildade”, destacou.

O proponente citou outros nomes, como Celso Schimitt e Hélio Schimitt, seu avô, que foi o patrão da campeira. “Sabemos que a maior importância para nós, tradicionalistas, é preservar os laços de família e que devemos passar de uma geração a outra. Temos a pura certeza de que o objetivo principal não é a simples conquista de troféus. Mas, sim, desenvolver e fortalecer o caráter, com a atenção a valores, como o respeito, a amizade, a solidariedade, a honestidade, a seriedade, o comprometimento e a disciplina”, ressaltou Aldonei.

Depois de receber a placa do Legislativo, alusiva às seis décadas de aniversários, o patrão do Piquete Chaleira Preta, Antônio Castilhos, dirigiu-se à tribuna, para breves agradecimentos. Enfatizou o fato de, ao longo de toda a existência, a agremiação nunca ter interrompido atividades. Salientou traços de união, amizade e espírito familiar, por meio das provas de laço. “Damos sequência a essa história, que inclui os Irmãos Bertussi e o legado dos nossos fundadores”, disse.

Saiba mais sobre a instituição homenageada

O Piquete de Laçadores Chaleira Preta é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com finalidade de promover torneios de laço, festas campeiras e outras do gênero, bem como reuniões e encontros tradicionalistas, divertimentos de caráter social, esportivo e cultural. A entidade teve sua primeira ata oficial registrada em 15 de setembro de 2006, com seus associados reunidos na sua sede, na Fazenda dos Bertussi em São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva, em Caxias do Sul, onde tem construída sua cancha de laço.

Em 1959, Osvaldo Fermiano Alves, foi influenciado por notícias que chegavam de alguns municípios da região, principalmente de Vacaria, que lá estavam sendo praticados torneios de laço. Assim convidou um grupo de amigos, promoveram uma demonstração do tiro de laço, fazendo com que se reunisse um público bem considerável para assistir o evento. Após uma boa conversa com o amigo, Adelar Bertussi, foi acertada uma competição entre laçadores da Mulada e Ilhéus. Desta forma, aconteceu o primeiro torneio oficial na região.

No dia 6 de janeiro de 1960, aconteceu o primeiro Torneio de Laço na Mulada, na fazenda dos Bertussi, mesmo local da sede do Chaleira até os dias hoje. O torneio foi uma grande festa. O quadro de laçadores da Mulada se manteve assim até o ano de 1965, quando no dia 15 de fevereiro, mesmo dia em que se comemorava o aniversário de seu primeiro Patrão Adelar Bertussi, foi extinto e criado em seu lugar o Piquete de Laçadores Chaleira Preta.

O Piquete de Laçadores Chaleira Preta conta hoje, em seus quadros sociais com mais de 40 laçadores inscritos, sendo 7 prendas. Também é motivo de muito orgulho os títulos e conquistas alcançadas, sendo impossível enumerá-los, assim como seria impossível numerar a participação em rodeios, festas campeiras e Torneios de Laço.

26/02/2025 - 20:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo