Voltar para a tela anterior.
Na tarde desta quinta-feira, 13/02, foi dado mais um passo em direção à construção da CASA DA MULHER BRASILEIRA (CMB) em Caxias do Sul. A vereadora Rose Frigeri do PT esteve reunida com o Prefeito Municipal, Adiló Didomedico; com o Secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva e com o Secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin para tratar do local de implantação da CMB no município.
Além da reunião no gabinete do Prefeito, a comitiva visitou dois terrenos de propriedade do Poder Executivo para a instalação da Casa. A partir dessa visita, o governo do estado, através da SJCDH, fará o encaminhamento ao Ministério das Mulheres, que é o responsável pelo programa federal. O valor estimado para a construção da edificação, compra de equipamentos e mobiliário gira em torno de R$7,5 milhões, valores que vão ser pagos pelos cofres da união.
A Casa da Mulher Brasileira é uma das principais ferramentas do Governo Federal para proteger mulheres vítimas de violência. Destinado a oferecer atendimento integral e humanizado a todas as cidadãs, o local oferece serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. Entre eles, triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. Também é possível contar com serviços de delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.
O objetivo é facilitar o acesso aos serviços especializados e garantir condições de enfrentamento à violência, a assistência à mulher e sua autonomia econômica.