Voltar para a tela anterior.

Vereador Calebe Garbin lidera campanha de arrecadação de tampinhas para a Associação das Doenças Raras de Caxias do Sul

A entrega pode ser feita no gabinete do parlamentar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


O vereador Calebe Garbin (PP) é o responsável por encabeçar uma importante campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, que tem como objetivo apoiar a Associação das Doenças Raras de Caxias do Sul. A entrega das tampinhas pode ser feita no gabinete do vereador, n° 334, na Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A campanha aceita tampas de diversos produtos, como de limpeza, café e até tampas do tipo PET. Essas tampinhas serão encaminhadas a instituições que reverterão em recursos para a Associação buscar formas de diagnóstico e tratamento para pessoas que enfrentam doenças raras no município. A iniciativa, além de promover a solidariedade, contribui para a luta de muitos cidadãos de Caxias do Sul que convivem com essas doenças e necessitam de apoio em sua jornada por diagnósticos e tratamentos.

"De 23 a 28 de fevereiro, teremos a Semana Municipal das Doenças Raras, Projeto de Lei protocolado pelo meu colega de partido, o Bortola, um momento para dar luz a este assunto tão importante. A campanha de arrecadação é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre as doenças raras, suas dificuldades e a necessidade de mais pesquisas e apoio. Quanto mais pessoas souberem sobre a causa, mais elas podem se engajar de diferentes maneiras", afirma o vereador. 

De acordo com a presidente da Associação, Alexsandra Pohren, a iniciativa auxiliará na aquisição de medicamentos, despesas com tratamentos e consultas.

Em Caxias do Sul, o Dia Municipal das Doenças Raras, celebrado no dia 28 de fevereiro, é um marco importante para aumentar a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas por quem lida com condições raras. Nos anos bissextos, a data é comemorada no dia 29 de fevereiro.

Mundialmente, a data foi criada em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) com o intuito de sensibilizar a população sobre a existência e a necessidade de divulgar informações sobre mais de sete mil doenças raras conhecidas no mundo. Essas patologias afetam um número reduzido de pessoas, o que muitas vezes dificulta o acesso ao tratamento adequado.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma doença é considerada rara quando afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com alguma condição rara, o que reforça a importância de ações como a liderada pelo vereador Calebe Garbin.

12/02/2025 - 13:54
Gabinete do Vereador Calebe Garbin/PP
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo