Voltar para a tela anterior.
O vereador Capitão Ramon é o filho mais novo do casal Dariu e Nida. Estudou no Colégio estadual Imigrante. Tornou-se Capitão de carreira do Exército Brasileiro e, atualmente, ocupa o cargo de vereador do município de Caxias do Sul-RS.
Nascia, aos 14 dias, do mês de junho, do ano de 1992, na cidade de Caxias do Sul, no Hospital Pompéia, o Ramon. Filho de Dariu Teles (japonês), um dedicado cabeleireiro, que há mais de 40 anos atende a nossa comunidade caxiense e de Evanilda Teles (Nida), uma vendedora incansável, que há mais de 30 anos trabalha no comércio da cidade. Ramon tem dois irmãos: Robson e Douglas Teles.
Ramon Teles ou chitãozinho, com era conhecido, nos tempos de escola, pois utilizava um corte de cabelo característico, inspirado na referida dupla sertaneja; cresceu em um lar de trabalho duro, mas de valores sólidos. Durante sua infância, teve muitas responsabilidades. Por exemplo, cabia ao Ramon cozinhar o almoço da família, como seus pais trabalhavam fora e os irmãos estudavam.
Estudou no Colégio Estadual Imigrante, de 1998 a 2010, e, desde cedo, demostrou sua determinação. Durante o ensino médio, enfrentou a rotina árdua de estudar à noite; enquanto, pela manhã, fazia Curso Técnico em Automação Industrial, na Mecatrônica (Senai) e, à tarde, trabalhava como estagiário na Prefeitura de Caxias do Sul. Essa é a história de alguém que, como muitos, sabe o que é lutar por um sonho. Sendo um exemplo de perseverança e dedicação para sua família.
No ano de 2011, aos 19 anos, Ramon adentrou a carreira militar no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), no 3º Grupo Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), em Caxias do Sul. Passado o ano de estudos e treinamentos o, então, aluno Teles não obteve uma vaga para ser oficial temporário, mas não desistiu do seu sonho, apenas o adiou, momentaneamente.
Como a paixão pela carreira das Armas foi imediata, no ano de 2012, mudou-se para a capital do Estado, Porto Alegre, e, com a ajuda e generosidade de muitos, apesar de inúmeras dificuldades financeiras da família, conseguiu estudar em um curso preparatório para o Concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Foram 8 meses, cerca de 16 horas de dedicação exclusiva aos estudos por dia. Noites em claro, rotina exaustiva, muitos conteúdos para aprender, pois, como tinha realizado o ensino médio no período noturno, diversas matérias haviam sido suprimidas. Ele havia prometido para si mesmo que conseguiria e sua determinação foi recompensada com a aprovação no concurso público federal da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
Nunca desista dos seus sonhos. Esse é um lema que o Capitão Ramon deixa para os seus amigos, pois são eles que dão sentido à jornada da vida. Os desafios podem ser grandes, as dificuldades podem parecer intransponíveis; mas a persistência e a determinação são capazes de transformar qualquer obstáculo em aprendizado. A cada passo dado, você se aproxima do seu objetivo e, mesmo os momentos de fracasso, são oportunidades para crescer e recomeçar com mais força. Acredite no seu potencial, mantenha-se firme e siga em frente, porque aqueles que não desistem, são os que, no fim, alcançam a vitória.
Aos 21 anos, o garoto de outrora saía de Caxias em busca da tão sonhada estrela de aspirante-á-oficial do Exército Brasileiro e entra, com muito orgulho, através dos portões das armas como aluno, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (onde tudo começa), localizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Concluído o ano de muitos treinamentos militares, acampamentos, rotina de estudos e muita natação militar foi classificado para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), célula matter do Exército, na cidade de Resende, interior do estado do Rio de Janeiro.
Durante os anos de Academia Militar, teve a oportunidade de realizar o Curso Básico Paraquedista (conhecido como PQD), uma das tropas de elite do Exército. Após 5 anos de formação de oficial de carreira do Exército Brasileiro, formou-se Aspirante-á-oficial da arma de engenharia, pela Academia Militar das Agulhas Negras, no ano de 2017. O seu diploma é de Bacharel em Ciências Militares, equiparado, pelo Ministério da Educação (MEC), como Bacharel em Administração de Empresas.
Na vida, muitas vezes, precisamos renunciar de coisas valiosas, como estar perto da família, para conquistar algo ainda maior. Se olharmos com mais atenção, perceberemos que essas novas oportunidades, também, têm grande importância e, com o tempo, entenderemos que essa escolha foi positiva, foi a melhor e a mais acertada a se fazer.
Formado, chegou a hora de escolher a sua nova unidade, sendo eleito o 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), na cidade de Lages, na serra catarinense, para iniciar a sua jornada, agora, como aspirante-á-oficial de engenharia do Exército. A escolha dessa unidade fora porque queria ficar mais próximo da sua família, em Caxias do Sul-RS. Em agosto de 2018, foi promovido ao posto de Segundo Tenente, o qual esteve coordenando as obras de revitalização da estrada de acesso ao morro da igreja, na cidade de Urubici-SC. No final do ano de 2019, foi promovido ao posto de Primeiro Tenente e continuou exercendo função de chefe de coordenação e treinamento de pessoal, sendo um total de 3 anos servindo na cidade.
No ano de 2020, foi selecionado para ser discente no curso de Bacharel em Educação Física, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na capital do estado do Rio de Janeiro. Foram 2 anos de estudos, sendo, um deles presencial, em estudo integral, para ser considerado Bacharel em Educação Física.
No ano de 2022, foi transferido para o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), localizado na região oeste da Bahia, na cidade de Barreiras; onde permaneceu por 2 dois anos, exercendo atividades de gestão de pessoal e de educador físico daquela Unidade Militar.
No mês de agosto de 2023, foi matriculado no Curso de Equipamentos de Engenharia (CEE), no Centro de Instrução de Engenharia (CIEng), localizado na cidade de Araguari, Minas Gerais. O curso teve duração de 6 meses, o qual é classificado como lato senso. Ao final do ano de 2023, foi promovido por mérito ao posto de Capitão do Exército.
Em Janeiro de 2024, despede-se da cidade de Barreiras-BA e parte em direção ao desconhecido, para a sua próxima Organização Militar (OM), 21ª Companhia de Engenharia de Construção, localizada na cidade de São Gabriel da Cachoeira, interior do estado do Amazonas, em meio à floresta amazônica. Local novo, novas experiências, muito entusiasmo.
No ano de 2024, o Capitão Ramon foi convidado pelo, atual deputado federal, Tenente coronel Zucco a se candidatar a vereador no município de Caxias do Sul, sendo o primeiro contato com a política do, até então, militar. Toda a família abraçou a ideia e, no dia 06 de outubro do ano de 2024, o Capitão Ramon foi eleito vereador com 3089 votos. “Com determinação e persistência, um sonho se tornou realidade.”
Atualmente, ocupa o posto de capitão veterano do Exército, com mais de 12 anos dedicados á serviço da Pátria com experiência em liderança militar, valores morais, éticos, além da vivência em diversas atividades dentre elas: mergulho, paraquedismo, blindados e ambiente de selva. Além da formação acadêmica em administração de empresas e Bacharel em Educação Física.
Ramon Teles não é apenas um vereador; ele é um de nós. Alguém que conhece os desafios e sonhos de Caxias do Sul. Alguém que está pronto para trazer a mesma dedicação, valores éticos, morais e espírito de serviço ao nosso município. O Capitão Ramon sabe que é o momento de retribuir à sua cidade natal e firma esse compromisso com você.