Voltar para a tela anterior.
Nesta sexta-feira (31), protocolou-se a criação da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O requerimento foi proposto pelo vereador Calebe Garbin (PP) e teve apoio dos vereadores Aldonei Machado (PSDB), Alexandre Bortoluz (PP), Capitão Ramon (PL), Daiane Mello (PL), Daniel Santos (Republicanos), Edson da Rosa (Republicanos), Sandra Bonetto (Novo) e Tenente Cristiano Becker (PRD). A proposta deve seguir para apresentação e aprovação do Plenário nos próximos dias.
Entre os objetivos do projeto estão a promoção da liberdade religiosa, a garantia dos direitos da comunidade evangélica e a discussão de políticas públicas que abordem questões relacionadas à família, à educação e aos valores éticos.
A Frente Parlamentar também buscará promover o apoio a projetos que promovam o bem-estar da população em geral, alinhados aos princípios cristãos. A iniciativa visa promover um diálogo respeitoso e construtivo, sem a intenção de excluir outras crenças religiosas.
Segundo o vereador Garbin, autor do projeto, a justificativa para a criação do projeto destaca a importância da representatividade, da pluralidade de ideias e da defesa da liberdade religiosa e busca fortalecer princípios que considera fundamentais para a sociedade.
De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, cerca de 12,5% da população de Caxias do Sul se declarava evangélica, representando aproximadamente 50 mil habitantes. Em âmbito nacional, o número de evangélicos apresentou crescimento nas últimas décadas. Entre 2000 e 2010, houve um aumento de 61,5%, passando de 26,2 milhões para 42,3 milhões de pessoas.