Voltar para a tela anterior.
O projeto de videomonitoramento Espia Caxias foi apresentado aos vereadores, na sessão ordinária desta quarta-feira (14/08). Em plenário, o CEO da XPlay, Fabiano Vergani, se pronunciou na Tribuna Livre da Câmara Municipal. A ferramenta, como explicou, busca promover engajamento comunitário na segurança pública local. O lançamento da iniciativa está previsto para o final do próximo mês de outubro, quando 20 câmeras deverão entrar em funcionamento. Hoje, a título de teste, uma delas se encontra disponibilizada.
Vergani anunciou que, num primeiro momento, a instituição beneficiada será o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Caxias do Sul (CONSEPRO). Informou que, por dois anos, mensamente, o órgão receberá 10% dos lucros líquidos da plataforma. Ele espera que, em 2026, já sejam 2.000 câmeras em operação, pelo município.
De acordo com o CEO, o Espia Caxias é uma rede comunitária de câmeras ao vivo posicionada em pontos estratégicos da cidade, acessível pelo aplicativo da XPlay, cuja utilização é gratuita. “A comunidade poderá participar doando imagens de suas câmeras externas e ganhando o selo de Casa Cidadã ou Empresa Cidadã. Além da segurança, estão contempladas funcionalidades de clima, tempo e turismo”, detalhou Vergani. Outras informações: https://www.xplay.digital/.