Voltar para a tela anterior.

Adriano Bressan comenta precariedade das escolas estaduais de Caxias do Sul

O parlamentar questionou a classificação das instituições no plano Avançar da Secretaria Estadual da Educação


A infraestrutura das escolas estaduais de Caxias do Sul foi o tema do grande expediente do vereador Adriano Bressan/PTB, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23/02). O parlamentar questionou a classificação das entidades no plano Avançar da Secretaria Estadual da Educação. O projeto contempla o investimento na educação estadual, entre obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem.

O legislador comentou a situação das escolas que foram classificadas como eixo intermediário, no plano de reforma do governo. São elas: Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera e Colégio Estadual Imigrante.

Para Bressan, o quadro de precariedade dessas instituições se encaixam na classificação do eixo de urgência do projeto de reestruturação do governo. Ele cita alguns dos problemas que estão presentes nas estruturas das escolas, como o muro lateral do Colégio Imigrante, que desmoronou em 2019 e ainda não foi restaurado. Apontou a precariedade do refeitório e do telhado da Escola Alexandre Zattera, que colocam a vida de professores e alunos em risco. A explicação, apresentada em nota pela secretaria, é que os problemas dos locais não atrapalham o início do ano letivo.

Por fim, Bressan afirmou que, como presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL), vai realizar a entrega de um documento com todos os argumentos, para a mudança de classificação dessas instituições, para o governador Eduardo Leite. “Nosso pedido maior é que essas escolas não fiquem no intermediário, mas na classificação de urgência“ reforçou o vereador.

O vereador Rafael Bueno/PDT reforçou a necessidade de atenção com as instituições e apresentou a explicação fornecida pelo diretor-adjunto da secretaria, para a classificação atual. Segundo o representante, as escolas são intermediarias por já estarem com soluções encaminhadas. Os vereadores Gladis Frizzo/MDB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Olmir Cadore/PSDB, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PATRIOTA e Tatiane Frizzo/PSD manifestaram-se na mesma linha de Bressan.

23/02/2023 - 13:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo