Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno aborda turismo e Festa da Uva no Grande Expediente

Parlamentar veiculou vídeo de campanha do atual prefeito e desqualificou sua gestão


O vereador Rafael Bueno/PDT utilizou o espaço do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira (1º/03), para criticar o posicionamento da administração municipal com relação à Festa da Uva e aos atrativos turísticos caxienses. Logo no início de sua explanação, o parlamentar veiculou um vídeo da campanha do prefeito Daniel Guerra/PRB, no qual o republicano anunciou que iria desenvolver projetos para ocupação e autossustentabilidade do Parque Mário Bernardino Ramos, onde ficam os Pavilhões da Festa da Uva.

Na tribuna, Bueno questionou sobre a efetividade do trabalho dos diretores da empresa Festa Nacional da Uva Turismo e Empreendimentos S/A e da Secretaria Municipal de Turismo. “O que foi feito de efetivo, de real em termos de ocupação nos pavilhões? Quanto rendeu para a autossustentabilidade da empresa tanto apregoada em época de eleição? Turismo e Festa da Uva são geradores de cultura também”, sublinhou.

O pedetista mostrou, ainda, matéria divulgada em telejornal local, no qual as empresas de turismo somente passam pelo município de Caxias do Sul, com destino às regiões das Hortênsias e Vale dos Vinhedos. “Não somos bobinhos nem ingênuos para não perceber que a maior verdade deste desgoverno é a mentira, é a falácia, o centralismo exacerbado, o desprezo pelo povo”, afirmou.

Na sequência à crítica, Rafael Bueno se posicionou favoravelmente ao projeto de lei 232/2017, de autoria do Executivo, que permite à prefeitura subscrever ações à empresa que administra o parque, para a realização de obras estruturais e de infraestrutura. De acordo com ele, a Festa da Uva é maior do que qualquer administração pública. “Não vamos deixar de torcer para que seja um sucesso. Se não aprovarmos, seremos tidos como os responsáveis pelo não sucesso da festa, pois transferir responsabilidades é hábito do prefeito”, exclamou.

Ao final, ele ainda recordou que os pavilhões são locados para que outras empresas realizem seus eventos, que vendem ingressos com valores relativamente altos. Bueno comparou shows particulares com o preço popular das atrações da Festa da Uva e questionou a falta de autonomia dos secretários para a liberação de estrutura pública para as festas populares, como o Carnaval.  Concluiu seu pronunciamento, em espaço cedido pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, lamentando a falta de segurança na Praça das Feiras, em São Pelegrino.

01/03/2018 - 13:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo