Voltar para a tela anterior.

Uez anuncia projeto que prioriza atendimento aos diabéticos

Texto já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara caxiense


O vereador Velocino Uez/PDT anunciou, durante os trabalhos desta quinta-feira (1º/03), que protocolou um projeto de lei com o objetivo de reduzir a espera dos diabéticos em filas de clínicas, hospitais, laboratórios e postos de saúde do município. Estima-se que 13,4 milhões de brasileiros tenham diabetes e, conforme o pedetista, pelo menos, 30 mil estariam morando em Caxias do Sul.

Ao caracterizar a patologia, Uez destacou que o atraso no atendimento médico pode trazer graves consequências para a saúde dos portadores da doença, uma vez que a falta de glicose no organismo compromete o funcionamento do cérebro. Nesse sentido, disse que apresentou a iniciativa para reduzir a espera dos diabéticos que precisam coletar sangue em jejum ou fazer ultrassonografia, por exemplo.

De acordo com o texto, caso virar lei, os caxienses interessados em usufruir do benefício deverão apresentar, no momento da coleta de exames, laudos médicos que comprovem sua condição. Mediante a marcação dos procedimentos, os funcionários dos serviços de saúde vão determinar providências a serem cumpridas quanto à prioridade no atendimento. A proposta do pedetista já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara caxiense.

01/03/2018 - 13:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo