Voltar para a tela anterior.

Líderes cobram agilidade na liberação de loteamentos e elogiam melhorias no trânsito

A criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e reuniões com o secretariado municipal também foram assuntos debatidos


Alguns líderes de bancada cobraram agilidade na liberação de loteamentos enquanto outros elogiaram o indicativo de futuras melhorias no trânsito caxiense, durante a sessão ordinária desta terça-feira (27/02). A criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e as reuniões com os secretários municipais também foram assuntos debatidos pelas lideranças, na plenária de hoje.

Da bancada do PSB, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), vereador Edio Elói Frizzo, fez um relato sobre reunião realizada na Câmara com urbanizadoras. O socialista reiterou o pedido dos empresários ao Executivo no sentido de rever ou revogar o Decreto Municipal 19.333, publicado em 2 de fevereiro de 2018. A normativa visa regulamentar as diretrizes urbanísticas da cidade e o parcelamento do solo nos loteamentos e inclui o bioma Mata Atlântica como inviável à criação de áreas de recreação nos empreendimentos, o que é questionado pelos empresários.

A respeito dessa demanda, o parlamentar Adiló Didomenico/PTB teme que a cidade pare, em razão da dificuldade de os empreendedores executarem novos loteamentos. Integrante da CDUTH, o pedetista Gustavo Toigo/PDT elogiou o grupo por abordar o tema, com a presença de diversos empreendedores. Toigo ainda tratou de um assunto de impacto nacional: a criação de um novo ministério, o de Segurança Pública, que será chefiado por Raul Jungmann. “Se tivermos uma política forte, um sistema prisional eficiente e uma legislação moderna, teremos mais segurança e proteção às pessoas”, acredita o pedetista.

Num contexto mais local se manifestaram os vereadores Arlindo Bandeira/PP e Neri, O Carteiro/SD. O progressista destacou positivamente um encontro que moradores de Santo Homo Bom e Nossa Senhora das Graças tiveram com representante do município, solicitando asfaltamento da Rua Manoel Pedrotti. Bandeira também informou que uma próxima reunião deve ocorrer em Vila Cristina, onde a comunidade poderá se manifestar sobre as reivindicações do distrito. O vereador Velocino Uez/PDT elogiou Bandeira por conseguir essas reuniões com o secretariado, pois ele tem tentado agendar encontros semelhantes e não tem obtido êxito.

Já o parlamentar Neri, O carteiro/SD demonstrou contentamento porque recebeu sinalização positiva da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade em relação a duas demandas da comunidade da região do bairro Cruzeiro.

Conforme o parlamentar, nos próximos dias, o município deverá instalar uma sinaleira no cruzamento das ruas Bortolo Zani e Dionísio Lorandi. Também está prevista a colocação de redutores de velocidade na Rua Padre Raul Pedro Acorsi, ainda no Cruzeiro. “Nessa via, uma criança já foi atropelada”, conta Neri. O vereador também mencionou outra conquista para breve, que é o retorno de uma parada de ônibus no loteamento Arco Baleno, facilitando a vida, especialmente de idosos e pessoas com deficiência.

27/02/2018 - 17:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo