Arlindo Bandeira - inativo(PP)
Palavras Chave: Adiló Didomenico, Edson da Rosa.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Senhor presidente, senhoras e senhores vereadores. Quero aqui cumprimentar todos que nos assistem pela TV Câmara, canal 16; todos que se encontram aqui no plenário; nossas empresas que estão aqui; fretamento dos colegiais. Enfim, todos. Professores, bem-vindos! Senhor presidente, eu quero aqui começar dizendo quanto tempo a gente batalha para nós termos uma telefonia de qualidade no nosso interior. Quanto tempo a gente batalha para nós termos uma ambulância no nosso interior. Como se fala em telefonia. Desde 2009, a gente tem aqui com reuniões; abaixo-assinados; com a CPI, que participei em Porto Alegre; com audiências públicas; reuniões. Muitos foram os encontros, muitos foram os esforços, e até hoje a gente não está desistindo. Estamos persistentes. Inclusive, já encaminhamos para a Seplan e para o prefeito, a pedido das operadoras, senhor presidente, a flexibilização da colocação da antena no nosso interior, para o nosso interior. Que o nosso produtor, que está em primeiro lugar em hortifrutigranjeiros, que a nossa cidade está crescendo, depende, sim, de uma telefonia de qualidade. Dito isso, apenas para deixar registrado isso. E também para deixar registrado, vereador Edson da Rosa, quanto tempo a gente vem pedindo uma ambulância para o nosso interior. Desde 2009. Inclusive é um discurso, podemos dizer, vereador Beltrão, de campanha. Desde quando entrei, em 2009, que fui eleito pela primeira vez, bem eleito, na segunda também e na terceira, hoje, como vereador. O mais votado do Partido Progressista graças a Deus e a este povo. Então, sempre cobrando, inclusive na minha proposta de campanha, que iria batalhar pela telefonia, como já falei, por saúde, para nós termos uma UBS também nos nossos distritos, novas... Também como para ter nossa ambulância. E hoje o povo me cobra isso. O povo está me cobrando porque “apenas são propostas que tu colocas lá no folhetinho na época de campanha”. Hoje o pessoal está... E com razão.
VEREADOR ADILÓ DIDOMENICO (PTB): Um aparte, vereador Bandeira.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): E com razão. Então, desde 2009, a gente vem cobrando com reuniões com a secretária de outros governos, secretária do Sartori, secretária do Alceu, secretária agora do então, hoje, Daniel Guerra. Estivemos reunidos duas, três vezes. Além de outras ações, essa é uma questão que sempre a gente está pontuando, para nós termos essa ambulância no nosso interior de Caxias do Sul, focada... Se não for em Santa Lúcia do Piaí, mas que esteja em Fazenda Souza, mais próximo, para atender o nosso povo. E, neste sentido, vereador Adiló, eu quero, então, falar sobre a nossa tragédia em Santa Lúcia do Piaí, que hoje o nosso distrito está de luto, sim, com três mortes. E é isso que estou falando, é isso que eu quero que os nobres colegas, aqueles que nos escutam pela TV Câmara, canal 16, aonde eu quero chegar. Porque telefone não funciona até hoje, infelizmente, e nem a nossa ambulância nós não temos. Por quê? Se nós tivermos uma ambulância lá, nobres colegas, aquele cidadão que pediu socorro, 40 a 50 minutos lá, pedindo: “Ajuda! Ajuda!” E não poder ninguém ajudar; telefone que não funciona e nenhuma ambulância mais próxima que acolha essa pessoa que deixou os filhos, deixaram as suas famílias, as suas mães, os seus pais chorando neste momento com certeza, pelo qual a gente se solidariza e a gente está sofrendo junto. Todos nós, toda a comunidade está sofrendo junto com essa tragédia, lamentável tragédia. Então, meu colega presidente-vereador, neste sentido, quero aqui insistir a nossa secretária de Saúde que, com urgência, nós tenhamos, sim, uma ambulância focada mais próxima. Se tivesse uma ambulância, vereador Adiló, mais próxima, um atendimento mais próximo, hoje, poderia ter salvado essas vidas dessas pessoas, pedindo socorro, 40, 50 minutos pedindo socorro, pedindo ajuda por caridade, vereador Edson, vereador Kiko. Então isso é lamentável, isso é triste ver isso. E telefone... Tem que depender de carona. Tu vai pegar um telefone não funciona, tem que pegar o carro vir até Caxias do Sul. Tu chegas em Santa Lúcia e tem que procurar pontos, que não funciona. Isso é lamentável! Não dá para aceitar mais isso. Então, para encerrar, as minhas palavras...
VEREADOR EDSON DA ROSA (PMDB): Concede um aparte, vereador?
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Eu quero que o Executivo caxiense, começando pelo prefeito, que nós temos que se envolver, nós, vereadores, com deputados. Não dá mais! É só reuniões, reuniões e eles não saem do chão. Muitas vezes, o pessoal me cobra muito disso. (Manifestação da plateia) O pessoal me cobra muito: “Vocês só fazem reuniões, reuniões”. E é verdade! Muitas vezes, tem que concordar, é verdade! A gente não sai do chão, a gente não evolui nunca. Então tem que começar a pensar firme nessa questão, tem que se envolver pesado, não só eu, como todos os vereadores, prefeito, começando pela nossa cidade, para regulamentar isso aí, para deixar em dia que a nossa população não sofra mais. Seja telefonia, seja a nossa ambulância, porque os nossos distritos, o nosso interior está crescendo. É o mínimo, é o mínimo que a gente precisa, vereador Adiló, de uma telefonia de qualidade, de um socorro imediato. Deixar bem claro que foi rápido, a nossa ambulância foi, chega rápido, a distância, nobres colegas, a distância é de 40 km, não tem! Tu não fazes em menos em 40 minutos por mais que você ande. Só para através o centro, precisa de 15, 20 minutos, meus amigos. Então, era esse meu desabafo. Quero me solidarizar, mais uma vez, com esse povo que está sofrendo muito, esses nossos irmãos aí.
VEREADOR EDSON DA ROSA (PMDB): Concede um aparte?
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Vereador Adiló, seu aparte.
VEREADOR ADILÓ DIDOMENICO (PTB): Obrigado, vereador Bandeira. Solidarizo-me com V. Exa. Sei da sua luta pela telefonia. Não se admite, nos dias de hoje, onde, com toda a tecnologia que tem, nós termos ainda tantos lugares do nosso interior sem sinal de telefonia. V. Exa. tem toda razão! E ambulância, a descentralização tão propalada, ela poderia se dar justamente em Fazenda Souza, sediar uma ambulância ali, atenderia Vila Oliva e Santa Lúcia com muita mais presteza. Agora, precisaríamos urgente do sinal de telefonia. E aproveito e lhe peço licença, vereador Bandeira, porque é um tema que o senhor também se envolve, para convidar todo mundo e quem nos acompanha pela TV Câmara, terça-feira, dia 12, audiência pública para tratar da rotatória da zona norte, ali de fronte a Codeca, no salão da igreja Santa Rita de Cássia, ali no Santa Fé, às 19h30. Porque também é uma rótula que, toda semana, nós temos uma sequência de acidentes ceifando vidas, mutilando pessoas, por uma obra que se arrasta aí, há tanto tempo, e que a gente sabe que o projeto já vem, há mais de ano, autorizado e com recurso provisionado. Então estão todos convidados, terça, dia 12, às 19h30, no salão da igreja Santa Rita de Cássia, ali no Santa Fé. Obrigado, vereador Bandeira, pelo aparte.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Obrigado, vereador Adiló. Com certeza a gente está junto também nisso aí e obrigado pela sua contribuição. Vereador Edson da Rosa.
VEREADOR EDSON DA ROSA (PMDB): Vereador Bandeira, a sua indignação e a sua emoção da tribuna por ter perdido três munícipes lá da região de Santa Lúcia, que V. Exa.... É lamentável. E aí nós temos, talvez, a dimensão exata do que significa a não prestação de um serviço, porque às vezes nós não temos a noção de que isso ali vai influenciar, por exemplo, numa vida, três vidas. Então o vereador Adiló... Eu ia um pouquinho também na linha dele, esse é o estudo, é o planejamento, porque a gente precisa fazer no município... Talvez ali ter uma ambulância, na descentralização para a área rural. Claro que tem muito o que caminhar, mas isso tem que ficar atento o Poder Executivo. Nós aqui trazemos a voz e a vez daqueles que não tem a condição de fazer, por exemplo, de não ter o telefone celular na condição. Por isso que tem que ter aí, neste momento, – não só por causa da tragédia, porque mais coisas poderão acontecer – o envolvimento do Poder Executivo. Não é querer aproveitar o momento, mas são essas coisas que tem que estar no planejamento de um município que nem Caxias do Sul, para que se evite, ali na frente, ou se dê condições de uma prestação de serviço buscando as instituições que prestam esse serviço, dizendo: Olha, nós precisamos por causa disso, disso, disso. E forçar, e ir para cima. Então, às vezes, V. Exa. que tem uma bandeira tão grande da telefonia, aí está o resultado disso, vereador. Obrigado.
VEREADOR ARLINDO BANDEIRA (PP): Para concluir, senhor presidente, corretamente, vereador Edson da Rosa, aí que o resultado da precária situação que nós estamos, seja na nossa... Não temos ambulância mais próxima e a nossa precária telefonia, uma péssima telefonia, que não temos uma telefonia de qualidade. Então, era isso que eu queria deixar esse meu registro hoje e me solidarizar, novamente, com as famílias, os nossos vizinhos que deixam as suas famílias. Era isso, senhor presidente. Muito obrigado.